Procedimento que possibilita a regressão de tumores e evita amputações é realizado pela primeira vez na região Norte

Uma jovem de 20 anos passou pela cirurgia no Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém

Redação integrada com informações da Agência Pará
fonte

Luziane Rodrigues da Silva, de 20 anos, foi a primeira paciente a ser submetida, na região Norte, a uma perfusão dos membros, procedimento que possibilita a regressão de tumores. Ela tinha um tumor em estado avançado, que precisava retirado cirurgicamente e, na última quinta-feira, 21, passou pelo procedimento de alta complexidade, que evitou, também, a necessidade de amputações.

O procedimento foi realizado no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém. De acordo com o cirurgião que coordenou a equipe, Marcos Fortes, a paciente "já havia realizado tratamento com quimioterapia e radioterapia e não teve regressão do tumor, então precisávamos de alternativa para tentar preservar o membro". "A única alternativa que podíamos fazer era utilizar uma dose de quimioterapia muito maior do que o normal, o que não seria suportado por ela caso fosse feito pelo nível sistêmico, ou seja, passasse pelo corpo todo" completa.

O procedimento teve como objetivo isolar a circulação sanguínea da perna do restante do corpo, para que ocorresse a aplicação do quimioterápico. A temperatura do membro também foi elevada (próxima aos 40°) para obter uma resposta mais rápida. “O procedimento faz com que tenhamos uma resposta positiva de redução entre 20% a 40% no tamanho do tumor e permitir, com isso, que posteriormente seja possível operar e retirar o tumor sem precisar amputar a perna”, explica Fortes.

Após o isolamento, a circulação sanguínea passou a ser realizada fora do corpo, com auxílio de uma máquina que realiza o trabalho como se fosse o coração. Com a máquina de circulação extracorpórea, a paciente ficou com duas circulações diferentes, uma só para a perna, com a medicação, e o restante do corpo, sem o quimioterápico.

O procedimento durou mais de três horas e a expectativa é que a Luziane receba alta ainda nesta quinta-feira, 28, quando completa uma semana do procedimento, que teve total êxito.

 

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ