CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Para se curar da depressão, estudante cultiva cactos e vira empresária de sucesso em Castanhal

A jovem já estava há quase quatro anos em depressão quando conheceu e perto os cactos

Patrícia Baía

Quando pensamos em cactos, geralmente lembramos de dois ambientes: deserto mexicano ou o sertão brasileiro, daqueles bem típicos de desenhos animados. E eles estão lá fortes e verdes resistindo ao sol ardente. Por isso são considerados símbolos de força.

image Com muita determinação, a jovem começou a se destacar no mercado (Divulgação/ Arquivo Pessoal)

Mas para a Rita Moraes, de 24 anos, que é técnica em agropecuária e estudante de publicidade, os cactos significam a cura de uma depressão, trabalho e renda. A jovem já estava há quase quatro anos em depressão quando conheceu e perto os cactos. “Eu tive duas perda muito grandes que foi o meu avô em 2013 e a minha irmã mãos velha que foi assassinada pelo ex companheiro em 2014. Passei muito tempo em depressão por causa de tudo isso. Eu não queria sair mais de casa, comer e em 2017 eu conheci meu namorado, Igor Palheta. Ele morava em uma casa em Belém e o antigo morador deixou um monte de cactos lá e eles foram me despertando de um maneira que eu nem sei explicar. Eu já gostava muito de plantas e passei a estuar e conhecer melhor os cactos e cuidar deles”, explicou.

image Os cactos são excelentes para presentear (Patrícia Baía/ O Liberal)

Chegou um momento que os cactos já eram tantos que o namorado sugeriu que começassem a vendê-los, mas a barreira do medo precisava ser vencida. Rita não queria sair de casa. “Eu não queria nem falar com as pessoas, mas com o incentivo dele e da minha família comecei a vender e a me dedicar totalmente e um dia percebi que não tinha mas depressão. A cura veio por meio dos cactos”, contou Rita Moraes.

image Cactos são símbolo de força e resistência (Patrícia Baía/ O Liberal)

E foi assim que nasceu a @cacttuslunar, a lojinha virtual que comercializa cactos, terrários e suculentas. ‘Elas são as lembrancinhas vivas. Lembrancinhas com planta representam vida e quando cultivadas em casa ajudam a diminuir a ansiedade, o stress e a depressão”, explicou a empreendedora.

Rita Moraes criou até um grupo no whatsapp para ajudar nas vendas. “Eu divulgava esse grupo através de link em outros grupos de roupas, joias e outros seguimentos e não apenas de Castanhal, mas de outros municípios e muita gente entrava no nosso grupo perguntando o que era cacto. E para fazer as entregas a gente não cobrava taxa  começamos a ter clientes em Belém, Vigia e Igarapé Açu”, contou.

image Cactos, terrários e suculentas são lembrancinhas vivas muito comercializadas (Patrícia Baía/ O Liberal)

Aos poucos a moça tímida e triste deixou de existir e deu lugar a uma empreendedora de sucesso com brilho nos olhos. E ela foi convidada para palestrar e foi a Cactus Lunar foi considerada um case de sucesso pelo Senai Castanhal. “Recebemos uma mensagem no WhatsApp em 2020 da dona Farley Monteiro que trabalha no Senai Castanhal. Eles estavam selecionando empreendedores e histórias de MEI e tinham pensando na Cactus lunar para a semana do empreendedorismo em Castanhal e queriam que a gente fizesse uma palestra sobre case de sucesso. Foi maravilhoso”, relembrou Rita Moraes.

Suculentas e Terrários

Foi assim com muita batalha que a jovem empreendedora começou a se destacar no seguimento. Além dos cactos ela também se dedica as suculentas, que se parecem mini plantas, e aos terrários, que são minijardins dentro de recipientes de vidro. No quintal da sua casa ela montou um viveiro e lá são cultivadas todas as suas plantas com muita atenção e carinho, mas os planos são de montar um grande viveiro em Belém.

Rita Moraes faz parte dos projetos “Mãos que criam”, da prefeitura de Castanhal e que é voltado para os artesãos e do “Delas” do Sebrae Castanhal.

5 curiosidades sobre os cactos que você precisa conhecer:

1. Todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto.

Os cactos são suculentas, pois têm 92% do seu interior constituído por água, o que diferencia são as folhas, que para os cactos são os espinhos.

2. Várias espécies de cactos são comestíveis

Eles são uma boa fonte de proteínas e podem ser usados em várias receitas. No Brasil, já existem vários produtos feitos a partir da planta, como geleias, doces e até cerveja. Mas cuidado, é preciso estar atento e ter o devido conhecimento, pois algumas espécies podem ser venenosas.

3. A menor espécie de cacto é a Blossfeldia liliputiana

Essa espécie possui apenas 0,5 centímetros e é originária dos Andes Bolivianos. Já algumas espécies ultrapassam os 20 metros de altura, como é o caso do Carnegiea gigantea, encontrado no México e nos Estados Unidos.

4. Existe uma lei que proíbe o corte de cactos

No Arizona, EUA, quem ousar cortar um cacto está sujeito a uma pena de prisão que pode ir até aos 25 anos. A lei existe porque a planta nativa está em vias de extinção desde 1976.

5. O cacto possui diversos significados

Uma das curiosidades sobre os cactos é em relação aos seus significados. Há quem diga que são símbolo de força, poder e elegância. De qualquer forma, não dá para negar que eles têm muita exuberância.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ