Pará é um dos cinco estados do país sem fila de espera para leitos de Covid

Levantamento nacional mostra que estado não apresenta colapso na assistência clínica ou de UTI nesta segunda onda do novo conoravírus

Com informações da Agência Pará

Levantamento feito pelo jornal O Globo e divulgado na última sexta-feira (5) mostrou que o Pará é um dos cinco estados brasileiros que não tem fila de espera para leitos de Covid-19. Os dados foram colhidos junto às secretarias estaduais de Saúde de todos os estados mais o Distrito Federal com base nas taxas de ocupação de leitos exclusivos, clínicos e de UTI.

“Uma das nossas principais preocupações é evitar o colapso na rede hospitalar, por isso a equipe técnica da Sespa está constantemente acompanhando a necessidade de criação de novos leitos e está preparada para habilitá-los a qualquer momento”, explica o secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.

A regulação de leitos está dentro da normalidade no Pará. No último sábado (6), o direcionamento de pacientes estava levando em média 2,4 horas. A equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) emite relatórios diários e a cada turno acompanha o tempo de resposta para a transferência de pacientes. Outra medida estratégica para evitar filas de espera, para leitos clínicos e de UTI, é a criação de mais leitos por todo o estado.

“Recentemente anunciamos a abertura de mais 234 leitos distribuídos na Região Metropolitana, sudeste e sudoeste do Estado. Trata-se de uma ação do governo do estado para evitar o alto índice de ocupação na rede hospitalar”, afirma o secretário-adjunto de Saúde, Sipriano Ferraz.

Desde o início deste ano, o governo do estado tem ampliado a assistência para atender pacientes de Covid-19. As aberturas de leitos ocorrem de acordo com a situação epidemiológica de cada região. No oeste do Pará, 310 leitos já foram disponibilizados; em Castanhal, 50 leitos foram entregues e mais 50 serão acrescidos, totalizando 100; no Hospital de Campanha do Hangar, já foram ampliados 160 leitos e mais 100 serão criados, totalizando 420; também já foram entregues 20 leitos na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e, ao longo desta semana, com a ampliação gradual de leitos, Marabá contará com mais 44 leitos; Altamira com mais 30 leitos e Redenção terá mais 10 leitos acrescidos.

Monitoramento

Ao todo, considerando a expansão que vem sendo realizada desde janeiro, serão 840 novos leitos exclusivos para o atendimento de Covid-19. Atualmente, o Pará tem 705 leitos clínicos, 15 leitos clínicos pediátricos, 3 de UTI Neonatal, 8 de UTI pediátrica, 429 de UTI adulto e todos os dias a taxa de ocupação é divulgada à população no Portal de Monitoramento da Covid-19 (covid-19.pa.gov.br).

Além do Pará, estão sem fila de espera para atendimento de Covid-19, Sergipe, Roraima, Paraíba e Espírito Santo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ