CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pará conta com 23 leitos de UTI para casos do novo Coronavírus

Governador Helder Barbalho e secretário de saúde visitaram instalações

Redação integrada de O Liberal
fonte

O governador do Estado, Helder Barbalho, e o secretário de Saúde, Alberto Beltrame, visitaram na tarde desta segunda-feira (16) as UTIs de vários hospitais do Pará. A vistoria teve como objetivo analisar a situação e reforçar as estratégias para recebimento de pacientes em estado grave infectados pelo novo coronavírus. Nessa segunda, o pará confirmou que tem 51 casos suspeitos. Desses, 26 foram descartados e 25 permanecem em análise.  

LEIA MAIS:
- Em caso de sintomas do Covid-19, população deve procurar postos de saúde
- Pará tem 51 casos suspeitos de Covid-19
Aulas seguem normais em escolas públicas estaduais e municipais
Instituições de ensino do Pará se movimentam contra a Covid-19

O primeiro hospital a ser visitado foi o Abelardo Santos, em Icoaraci. Em seguida, a comissão seguiu para outras unidades de saúde. O governo ainda divulgará qual o total de leitos que estarão disponíveis pelo sistema de saúde estadual para os infectados que precisarem de internação no Pará. Nesse momento, além dos 20 disponibilizados pelo MS e montados no Abelardo Santos, serão dedicados ao Covid-19 uma outra UTI no Barros Barreto e outra também no Abelardo Santos. 

Leitos contra o coronavírus


À redação integrada de O Liberal, o governo do Pará detalhou também que um total de 20 leitos entre os 540 previstos pela atenção do Ministério da Saúde contra o Covid-19 em todo o País estarão disponíveis para o Pará. Esse total previsto pelo governo federal é proporcional ao tamanho da população paraense, que representa 4% do total do País.   

O governo do Estado diz que, desde que o novo coronavírus começou a fazer vítimas, o Pará realizou vários cursos de capacitação aos profissionais de saúde, organizados pela Secretaria de Saúde (Sespa). 

image Sem casos, Pará se prepara para chegada do coronavírus (Cristino Martins)

"No início de março, ocorreu a Capacitação Técnica sobre Atenção e Vigilância em Saúde frente à Covid-19 para 160 profissionais de saúde que atuam em estabelecimentos públicos e privados no Pará. O objetivo foi orientar os profissionais na identificação, notificação e manejo oportuno de casos suspeitos de infecção humana pelo vírus SARS-CoV2 (novo coronavírus), visando à redução dos riscos de transmissão em território paraense", diz a comunicação do governo.

Segundo o governo do Pará, entre as principais ações desenvolvidas para enfrentar a doença está a implantação do Comitê Técnico Assessor de Informações Estratégicas e Respostas Rápidas à Emergência em Vigilância em Saúde, referentes ao novo coronavírus. O comitê foi criado para organizar as ações de vigilância, prevenção e controle da Covid-19, e a elaboração do Plano de Contingência Estadual para a Infecção Humana pelo novo coronavírus.

image Vistoria começou pelo hospital Abelardo Santos, de Icoaraci (Cristino Martins)
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ