Pará alcança marca histórica de doação de 617 orgãos para transplantes

O transplante de tecido ocular liderou as estatísticas, com 519 córneas transplantadas, seguido pelo rim, com 74 casos, medula óssea, com 20, e, por último, o fígado, com quatro casos.

O Liberal

O governo do Pará, por intermédio da Central Estadual de Transplantes do Pará (CET-PA), ligada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), alcançou um marco histórico em 2023, registrando um total de 617 transplantes.

VEJA MAIS

image Paciente de 64 anos realiza transplante de fígado em hospital público de Belém
Ana Cristina estava na fila para o procedimento deste 2022

image Hospital Abelardo Santos, em Belém, realiza primeira captação de fígado para transplante
Este é o terceiro tipo de captação de órgãos realizados pela equipe do HRAS, que também já faz captações renais e de córnea

image Mais de 1,6 mil pessoas estão na fila para transplante de córnea e rim no Pará
Neste ano, já foram realizados 127 transplantes no Pará, incluindo córneas, rins e medula óssea. Famílias doadoras e pessoas transplantadas falam sobre a importância de dizer ‘sim’

O transplante de tecido ocular liderou as estatísticas, com 519 córneas transplantadas, seguido pelo rim, com 74 casos, medula óssea, com 20, e, por último, o fígado, com quatro casos. Este sucesso representa um aumento de 126% em relação ao ano anterior.

Segundo a titular da Sespa, Ivete Vaz, esse número é reflexo da solidariedade das famílias doadoras e do comprometimento do governo nessa área. "Este alcance é resultado do esforço conjunto de todas as partes envolvidas - o Estado, as famílias dos doadores, que reconhecem esse gesto como uma nova chance de vida para o paciente beneficiado, e os profissionais qualificados que conduzem os procedimentos com excelência. Estamos muito satisfeitos com os resultados e continuaremos trabalhando com o mesmo empenho em 2024", destaca.

A coordenadora da CET/Sespa, Ierecê Miranda, enfatiza que esse excelente resultado é fruto do trabalho coletivo. "A CET/Sespa, em conjunto com alguns hospitais parceiros, capacitou 101 médicos e 56 outros profissionais de saúde para participarem do processo de doação de órgãos, especialmente no apoio às famílias no momento da perda de um ente querido e na orientação sobre a doação."

"No Brasil, é a família que decide sobre a doação de órgãos. Se você é um doador, informe sua família e contribua para salvar vidas", reforça a coordenadora Ierecê Miranda, da Sespa.

Entre os beneficiados está Ana Gabriela Alves, que lutou contra a hepatite autoimune por 14 anos e foi a primeira paciente a receber um transplante de fígado na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.

"Estou há cerca de seis anos em tratamento na Santa Casa e passei por momentos muito difíceis, pois nos últimos três anos a doença se agravou significativamente. Finalmente, em 26 de fevereiro de 2023, minha cirurgia de transplante foi realizada. O pós-operatório não foi fácil, dado o meu estado debilitado pela doença, mas já me sentia diferente. Hoje, estou muito bem, minha vida tem sido maravilhosa, ela me foi devolvida", compartilha a paciente Ana Gabriela.

"Sempre lembro da família da minha doadora e gostaria muito que soubessem que estou viva por causa dela; minha gratidão é infinita. Uma parte dela vive dentro de mim. A doação de órgãos é crucial, pois sem doação não há transplante", diz a paciente.

"Minha mensagem é essa: doe órgãos, doe vida. Se não fosse pelo amor e generosidade da família da doadora, eu não estaria viva agora. Também sou imensamente grata à equipe maravilhosa da Santa Casa", celebra Ana Gabriela Alves.

A Sespa também destaca o aumento da participação dos profissionais que integram as Comissões Intra-hospitalares de Transplantes, bem como o papel das famílias doadoras e as estratégias implementadas pela CET com foco na educação e sensibilização sobre a doação de órgãos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ