Pandemia: Serviço de Verificação de Óbito recebe cerca de 45 solicitações de remoção por dia

Desde o dia 6 de maio, o SVO conta com o trabalho de emissão de declaração de óbito por meio de uma equipe médica móvel no domicílio onde ocorreu o óbito, agilizando a liberação do corpo para o sepultamento

Redação Integrada / Cleide Magalhães
fonte

O Serviço de Verificação de Óbito (SVO), de responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), registrava, em média, 12 solicitações de remoção por dia antes da pandemia. Após a doença da covid-19 se espalhar, esse número subiu para 45 remoções. A média de atendimento diário no momento é de 20 solicitações. De 6 a 10 de maio, houve 92 óbitos em domicílio, dos quais 30 com suspeita de covid-19.

Desde o dia 6 de maio, o SVO conta com o trabalho de emissão de declaração de óbito por meio de uma equipe médica móvel no domicílio onde ocorreu o óbito, agilizando a liberação do corpo para o sepultamento. Esse serviço funciona 24 horas.

Segundo a Sespa, a principal mudança é que a declaração de óbito emitida pelo médico no local da ocorrência elimina a necessidade da remoção do corpo ao SVO para serem analisados pelos médicos legistas do SVO.

"A nova medida também desafogou o fluxo de carros funerários no entorno do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC). Para acionar o SVO, a família deve se dirigir a delegacia mais próxima de sua casa para fazer o boletim de ocorrência e a autoridade policial acionar o SVO", esclareceu a Sespa. 

Sepulturas 

Das 312 sepulturas adquiridas pela Prefeitura Municipal de Belém no cemitério particular Parque Nazaré, no bairro do Tapanã, na capital, 296 já foram utilizadas até a última segunda-feira (11), quando foram realizados 15 sepultamentos, sendo sete casos suspeitos e um caso, oficialmente, confirmados de covid-19. 

Os sepultamentos no cemitério começaram a ser feitos no dia 30 de abril. Já os sepultamentos desta terça-feira ainda serão computados. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).

Nesta terça-feira (12), a movimentação voltou a apresentar certa tranquilidade no cemitério Parque Nazaré. Até volta das 12h43, foram sete enterros, segundo um funcionário que coordena a base de enterros.

Em frente ao Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves, no Bengui, a movimentação também era considerada calma. Até a manhã desta terça, não havia carro de remoção na frente do Centro nem filas de carros nem atendimento na tenda, que fica do lado de fora do Centro.

Às 11h21, no CPC Renato Chaves, havia a liberação de um corpo, no entanto, não foi registrado muito movimento. "Está tranquila a movimentação aqui há pelo menos três ou quatro dias", afirmou um taxista que faz ponto em frente ao CPC Renato Chaves.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ