MENU

BUSCA

Moradores da Terra Firme recebem 8ª Usina da Paz nesta terça-feira (06/12)

O complexo deverá beneficiar cerca de 1.500 pessoas, que poderão contar com mais de 70 serviços

O Liberal

​Moradores do bairro da Terra Firme, em Belém, recebem nesta terça-feira (6), o complexo multifuncional Usina da Paz, projeto integrado ao programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Pará. Esta é a oitava unidade entregue. As obras no local já estão na reta final. A mais nova UsiPaz funcionará na passagem Belo Horizonte, entre a avenida Perimetral e a passagem do Arame, ao lado do terreno da Eletronorte. O governador Helder Barbalho, a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, assim como demais autoridades estaduais e municipais, irão participar da cerim​​ônia de entrega.

Assim como nos outros complexos multifuncionais, os moradores deste território vão poder usufruir mais de 70 serviços gratuitos, como atendimento médico, odontológico e psicológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, treinamento de lideranças, capacitações e cursos profissionalizantes. As unidades funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, de 8h às 14h; e aos domingos, das 8h às 18h, de acordo com as demandas da comunidade e das secretarias e órgãos públicos estaduais.

O complexo terá capacidade para receber cerca de 1.500 pessoas por dia e conta com dois prédios de atendimento, uma quadra poliesportiva, quadra de areia, espaço multicultural; piscina semiolímpica; playground, salas de audiovisual e inclusão digital. Também há espaços para cursos livres e de dança, música, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. As instalações são adaptadas para acesso de pessoas com deficiência (PcDs).

VEJA MAIS

Usina da Paz abre as portas para comunidade assistir ao jogo do Brasil
Na próxima segunda-feira (5), haverá novamente transmissão ao vivo do jogo entre Brasil e Coreia do Sul, a partir das 16h

Moradores dos bairros Jurunas e Condor recebem terceira Usina da Paz inaugurada em Belém
Complexo multifuncional inaugurado na tarde desta sexta-feira (21) começa a funcionar a partir do dia 25



Moradora da Terra Firme e educadora popular, Nira Lima comemora a inauguração da Usina da Paz. “Enquanto moradora do bairro, tenho grande expectativa. A Terra Firme é um bairro periférico, aqui temos muitos jovens ociosos, então a Usina da Paz vai trazer muitos benefícios, cursos, oficinas, resgatar as mães, os jovens, sem falar da cultura. Eu moro próximo da usina, sempre passo aqui na frente e vejo a construção avançar, junto com ela veio a esperança de um mundo melhor para a gente”, festejou.

A chegada da Usina da Paz também irá proporcionar melhor mobilidade para as pessoas e veículos, uma vez que as ruas do entorno da obra, antes intrafegáveis, agora têm asfalto e sinalização, assegurados pelo Programa “Asfalto Por Todo Pará”, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). O serviço de infraestrutura permite melhor acesso em cerca de 1,5 quilômetro. Já foram asfaltados mais de cinco quilômetros de ruas no entorno da UsiPaz, e cerca de três quilômetros e meio estão em execução, principalmente, na rua 27 de setembro e na passagem do Arame, vias importantes para se chegar à nova Usina da Paz.

Moradores dos bairros Jurunas e Condor recebem terceira Usina da Paz inaugurada em Belém
Complexo multifuncional inaugurado na tarde desta sexta-feira (21) começa a funcionar a partir do dia 25

Canaã dos Carajás ganha Usina da Paz com serviços de saúde, cidadania e lazer
O ato de entrega da sexta unidade da Usina da Paz do governo do Pará foi realizado na manhã deste sábado (04)



“A pavimentação asfáltica vai contribuir com a melhoria da qualidade de vida, valorizar o imóvel e o cidadão, proporcionando resgate da qualidade de vida e, cada vez, mais avançar com esse tão importante programa que fortalece a infraestrutura de Belém e nos demais municípios. Com certeza, ainda caminharemos mais com obras de pavimentação asfáltica, calçada, meio-fio, sinalização, visando a melhoria na qualidade de vida dessas pessoas que vivem às proximidades do complexo”, disse Ruy Cabral, titular da Sedop.

“É como se fosse um sonho se concretizando para a nossa comunidade. Há muito tempo, acompanhamos o descaso, o abandono, jovens perdendo vidas, jovens sem oportunidade para se profissionalizar ou ter um lazer. Coisas mínimas que não tínhamos acesso. Essas ruas já estão lindas, as pessoas já estão brincando, as senhoras já estão com suas cadeiras nas ruas. É com grande alegria que recebemos esse projeto”, enfatizou Toninho da TF, coordenador do projeto social “Servindo o Próximo”. Ele mora há mais de 40 anos na Terra Firme.

O que são as Usinas da Paz?
 

As Usinas da Paz (UsiPaz) são complexos multifuncionais do Governo do Pará, que buscam a transformação social, redução da violência e garantia dos direitos de cidadania. Já estão em funcionamento a UsiPaz Icuí-Guajará, em Ananindeua, desde outubro do ano passado; a UsiPaz Cabanagem, em Belém, desde janeiro deste ano; a UsiPaz Nova União, em Marituba, desde março deste ano; a UsiPaz Bengui, em Belém, desde março, as UsiPaz Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste do Estado, desde maio e junho, respectivamente; e a mais recente, UsiPaz Jurunas/Condor, entregue em outubro, deste ano. Em Belém, mais uma unidade está em construção a UsiPaz Guamá.

Qual o horário de funcionamento das Usinas da Paz?

 

As unidades funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, de 8h às 14h; e aos domingos, das 8h às 18h, de acordo com as demandas da comunidade e das secretarias e órgãos públicos estaduais.

Pará