MENU

BUSCA

Moradores dos bairros Jurunas e Condor recebem terceira Usina da Paz inaugurada em Belém

Complexo multifuncional inaugurado na tarde desta sexta-feira (21) começa a funcionar a partir do dia 25

Laís Santana

A população dos bairros do Jurunas e Condor, em Belém, celebrou, na tarde desta sexta-feira (21), a inauguração de mais uma unidade da Usina da Paz, terceiro complexo multifuncional, integrado ao programa Territórios pela Paz, entregue pelo governo do Estado em Belém. Ao todo, sete usinas já estão em funcionamento na capital paraense, região Metropolitana e interior do Pará. O equipamento público foi entregue pelo governador Helder Barbalho durante cerimônia com a participação de moradores da área, autoridades civis e militares. 

"O conceito das Usinas da Paz é mostrar que em uma periferia, um local antes esquecido, quando o governo chega, faz obras e oferta serviços, ele colabora com a comunidade para transformação desse ambiente, trazendo paz, fazendo com que as pessoas possam se sentir valorizadas e é isso que nós estamos fazendo aqui", explicou Helder Barbalho. O chefe do poder executivo estadual ainda anunciou que as próximas usinas a serem entregues estão sendo construídas nos bairros da Terra Firma e Guamá, também em Belém.

VEJA MAIS

Com capacidade para atender diariamente cerca de 1.500 pessoas, a nova unidade conta com dois prédios de atendimento, um complexo poliesportivo, quadra de areia, espaço multicultural; piscina; salas de audiovisual e inclusão digital. Também há espaços para cursos livres e de dança, música, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. Foram 12 meses de obras, realizada pela mineradora Hydro, executada por empresas paraenses, por meio de um termo de cooperação com o Estado. 

O titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Ricardo Balestreri, destaca que o complexo foi construído para trazer o melhor para população da região e que o impacto será sentido na comunidade. "As pessoas que vivem nesses bairros que antes eram os mais violentos do Pará é uma gente extraordinariamente criativa e eu diria até genial na sua resiliência, na sua capacidade, de dar respostas construtivas aos problemas da vida. Agora, é um povo que precisa de apoio, que é esse apoio que nós tamos aqui fazendo através das Usinas da Paz", frisou. 

"Isso aqui era horrível, um terreno baldio que tinha de tudo. Agora olha no que se transformou"

Maria de Fátima Oliveira, de 68 anos, mora na passagem Radional II, no bairro da Condor, há mais de 40 anos e acompanhou de perto a construção da usina no terreno que antes gerava preocupação aos moradores do entorno. 

A dona de casa conta que não tinha expectativas quanto a construção do complexo, mas ficou muito feliz com o avanço das obras, por isso fez questão de participar da inauguração e já planeja se inscrever nas atividades ofertadas na usina.

"Aqui nós nunca tivemos uma quadra, nunca tivemos um projeto para os nossos filhos, nossos netos, então eu não sonhava com uma coisa dessas aqui. Pra mim é muito prazeroso ver no que aquele terreno abandonado se tornou, ver que olharam por nós que moramos na baixada. Quando entrei pelo portão senti vontade de chorar por lembrar em como era isso aqui. E agora eu creio que vou participar na hidroginástica, por exemplo, e em outras atividades daqui. Vai ser muito bom para toda nossa comunidade", declarou emocionada. 

Serviços

Os moradores dos dois bairros terão a oportunidade de usufruir de mais de 70 serviços gratuitos, como atendimento médico, odontológico e psicológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, treinamento de lideranças, capacitações e cursos profissionalizantes. As instalações são adaptadas para acesso de pessoas com deficiência (PcDs). 

As inscrições para as atividades estarão disponíveis já na próxima segunda-feira (24), a partir de 13 h, na recepção da UsiPaz. Basta levar originais e cópias de RG, CPF e comprovante de residência. O cronograma de atividades e vagas será divulgado nas redes sociais da Usina da Paz. 

Com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 08 às 22 h; aos sábados, das 08 às 14 h, e aos domingos, das 08 às 18 h, a Usina funcionará de acordo com as demandas da comunidade e das Secretarias e Fundações para a realização de eventos.

A UsiPaz Jurunas/Condor fica localizada na Travessa Quintino Bocaiúva, s/n, entre a Avenida Bernardo Sayão e a Travessa Honório José dos Santos.

Belém