MENU

BUSCA

Mesmo após voo cancelado, professora consegue remarcar visto e irá ao Canadá

A educadora, que ganhou a viagem como parte do Prêmio Professores do Brasil, correu o risco de perder a premiação

Tainá Cavalcante

A professora Lília Melo, premiada como melhor professora do Brasil na categoria Ensino Médio, em 2018, durante a 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil, conseguiu, mesmo após ter o voo cancelado, fazer sua biometria na manhã desta quinta-feira (23) e encaminhar seu visto, o que lhe garante a ida ao Canadá programada para o próximo sábado (25). A viagem é parte da premiação oferecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a todos os professores que venceram a etapa regional do prêmio.

Lília foi a vencedora estadual, regional e nacional da premiação, mas corria o risco de ficar sem sua viagem, após ter um voo cancelado, na manhã de quarta-feira (22), e perder o agendamento de sua biometria, marcada para às 11h de ontem em São Paulo, como relatamos aqui. Com a mobilização que conseguiu nas redes sociais, Lília embarcou para capital paulista às 13h, mas ainda assim perdeu o agendamento, já que o procedimento só era realizado no turno da manhã.

Com a ajuda de diversas pessoas e entidades que se mobilizaram por meio das redes sociais, a educadora conta que conseguiu remarcar o procedimento e fazê-lo nesta manhã, o que lhe permite embarcar, no próximo sábado (25), para o Canadá. Em conversa com a Redação Integrada, Lília agradeceu "a competência do MEC (Ministério da Educação), da Capes, da Infraero, da imprensa paraense e todos os amigos que nunca me deixam sozinha". 

"Gostaria de agradecer a todos que me apoiaram e que, direta ou indiretamente, me deram suporte num momento bem delicado dessa premiação. Foi um grande susto! Mas já passou. Houve pequenos danos no que diz respeito a eu ter que ir para um lado encaminhar documentos enquanto o grupo ia para outro conforme o roteiro de viagem. Mas deu tudo certo. Biometria realizada com sucesso, visto encaminhado. Alô, Canadá? Tô chegando. Agora é pegar a bandeira do Pará e levar a Terra Firme para Toronto, Ottawa e Montreal. O Pará está chegando!" comemora.

A VIAGEM

De acordo com Lília, a viagem, financiada pela Capes, é parte da premiação dos educadores que foram destaque em 2018. Todos os educadores premiados na etapa regional, até o último ano, ganhavam uma viagem ao exterior. Em 2019, somente os premiados na etapa nacional terão a viagem como prêmio.

Lília e os outros educadores premiados irão conhecer, no Canadá, cidades com institutos de referência em educação no mundo. Como a professora destaca, na oportunidade, ela poderá "contar a história do projeto da Terra Firme que tirou mais de 40 jovens da realidade do tráfico para produção cinematográfica periférica". "Eles saíram da página policial para as páginas de cultura, arte e educação" conclui.

Pará