CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Macapazinho: Comunidade ansiosa para homenagear a padroeira

A agrovila de Macapazinho, uma comunidade Quilombola, localizada a 15 km do centro de Castanhal, se prepara para realizar a principal festa religiosa da comunidade

Patrícia Baía

A agrovila de Macapazinho, uma comunidade Quilombola, localizada a 15 km do centro de Castanhal, se prepara para realizar a principal festa religiosa da comunidade, o Círio de Macapazinho, como é conhecido, é uma romaria fluvial acompanhada por dezenas de embarcações pelo rio Apeú. 

O 95º Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em celebração à padroeira da comunidade, será realizado no próximo domingo, dia 7 de agosto. Este ano tem como tema 'Virgem de Nazaré, Exemplo de Participação'.

A tradição é muito grande na comunidade. Tudo começou no ano de 1927, quando o músico Emílio do Rosário, que dava aulas na comunidade, sofreu um acidente de barco a caminho de Belém. De acordo com um dos coordenadores da festa, Lukas Reis, somente o músico se salvou e, por isso, fez a promessa à Nossa Senhora de que faria um Círio em sua homenagem na comunidade de Macapazinho, como forma de agradecimento. 

“Ele era de Caraparu e nessa época era comum as pessoas usarem os rios como meio de transporte porque ainda não existiam estradas. E o que os antigos contam é que ele dava aulas e tocava aqui em Macapazinho. Ele sabia que na comunidade todos tinham uma grande devoção a Nossa Senhora de Nazaré e na hora do naufrágio lembrou dela e fez a promessa. Foi assim que nasceu o Círio de Macapazinho”, contou Lukas Reis.

Um dos moradores mais antigos de Macapazinho é o seu Teodoro Monteiro dos Santos, de 87 anos, e as lembranças dos círios de sua infância não se perderam. Ele conta com carinho e emoção como era a preparação para a festa. “Naquela época tinham novenas antes do Círio. Os moradores se reuniam para rezar e a gente cantava para Nossa Senhora. E o dia da procissão era esperado com muita ansiedade”, contou.

Histórias de milagre 

Dona Ângela Maria Lameira Meninéia, de 66 anos, moradora da comunidade está contando os minutos para o encontro com Nossa Senhora de Nazaré. Ela se considera uma colecionadora de milagres, porque já foi curada de três cânceres graças à intercessão da mãe de Jesus. Um dos milagres, segundo dona Ângela, aconteceu durante o Círio de Macapazinho, em 2018. “Desde o primeiro câncer de mama que tive eu sempre lembrei do que escutei a minha vida toda: ‘pede à Mãe que o Filho atende’. E pedi à Nossa Senhora que me curasse. E ela me curou. Quando veio o resultado do segundo câncer na outra mama, eu também não desisti do meu milagre e pedi para que ela  intercedesse por mim. O Filho dela me curou. Os médicos ficaram abismados com o milagre e o último diagnóstico de câncer foi de útero. E no momento do Círio eu pedi à ela que me desse essa graça de mais uma cura. E mais uma vez os médicos falaram que foi milagre porque os exames davam como se eu nunca tivesse tido essa doença”, relatou.

VEJA MAIS

image Vila do Apeú, em Castanhal, ganha novo complexo gastronômico
A Estação Gourmet possui 12 boxes onde são comercializados lanches e comidas típicas paraenses e nordestinas, como a famosa carne de sol do Apeú

image Vila do Apeú tem banho de igarapés e descanso; saiba como chegar
Agrovilas e vilas de Castanhal são ótimas opções para as férias de julho

image Castanhal: Casa da Fraternidade pede ajuda para continuar trabalho com idosos
Instituição presta assistência a idosos a partir dos 60 anos em situação de abandono familiar e passa por dificuldades

Programação 

De acordo com a coordenação do Círio de Macapazinho, a partir deste ano, a imagem original não irá mais participar da programação da festividade para que seja preservada. Ela ficará em um nicho na igreja de Nossa Senhora de Nazaré, em Macapazinho.

A nova imagem, que é uma réplica da imagem da Nossa Senhora do Círio de Belém, foi produzida pela Amacon (Ateliê de Mosaico Arquitetura e Artes Sacras da Diocese de Castanhal) em parceria com a Alecrim Dourado. A imagem foi recebida, abençoada e coroada durante uma missa, no dia 17 de julho, na Igreja Nossa Senhora de Nazaré.

A programação da Festividade do Círio começa no próximo sábado (6), a partir das 14h, com saída da carreata da Paróquia Cristo Rei, do bairro Santa Lídia e encerra no dia 14 de agosto, com o Recírio e celebração de missa com batizado. 

O manto da imagem peregrina será assinado pela estilista Graça Wanzeler. A peça será apresentada no sábado, na missa da Paróquia Cristo Rei; mas será trocado apenas na chegada da romaria na comunidade de Boa Vista.

Programação do Círio

Sábado (06 de agosto)

14:00 - Carreata Saindo da Paróquia Cristo Rei;

17:00 - Chegada em Macapazinho, traslado para a comunidade Boa Vista;

19:30 - Santa Missa e apresentação do manto;

21:00 - Show Cultural;

00:00 - Queima de Fogos.

Domingo (07 de agosto): Círio de Nazaré

07:30 - Missa na comunidade Boa Vista e troca do manto;

9:00 - Círio Fluvial;

10:00 - Chegada em Macapazinho e Círio Terrestre;

10:30 - Missa Campal do Círio;

Sexta-feira (12 de agosto)

19:00 – Missa animada pelas Comunidades;

20:00 – Programação Cultural.

Sábado (13 de agosto)

19:00 - Missa animada pela pastoral Juvenil e Amigos do Divino Esp. Santo.

Domingo (14 de agosto)

Recírio. 09:00 - Missa com batizado.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ