CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Justiça estadual volta a suspender enterros em cemitério público em Santarém; entenda

O juiz estabeleceu multa diária de R$ 50 mil para cada sepultamento após a intimação.

Ândria Almeida/ O Liberal
fonte

O juiz Claytoney Passos Ferreira, titular da 6ª Vara Cível e Empresarial de Santarém, suspendeu novamente os sepultamentos no cemitério público São João Batista, localizado no bairro Mararu, em SantarémA suspensão atende o pedido de  Raimundo Nonato Sousa Castro que, em ação popular, solicitou a medida alegando fortes indícios de irregularidades nos três cemitérios públicos Nossa Senhora dos Mártires, São João Batista e São Sebastião. Desses, houve decisão judicial favorável à suspensão  de sepultamento do cemitério São Sebastião. O juiz estabeleceu multa diária de R$ 50 mil para cada sepultamento após a intimação.

A medida se baseia em fortes indícios de irregularidades graves como a ausência de licenciamento ambiental, superlotação e falta de controle na documentação dos sepultados, em especial certidão de óbito.

VEJA MAIS

image Santarém não pode sepultar mortos nos três cemitérios públicos; entenda
Liminar proibiu enterros após irregularidades serem apontadas. Prefeitura está custeando vagas em dois cemitérios particulares

 

image Nova liminar permite sepultamentos nos cemitérios públicos em Santarém
O prazo para conclusão do licenciamento ambiental é de 180 dias

image Justiça estadual suspende as atividades de três cemitérios públicos de Santarém, oeste do Pará
Sepultamentos de pessoas carentes devem ser realizados em cemitérios particulares às custas da Prefeitura até regularização

O cemitério São Sebastião teve os sepultamentos suspensos após a finalização do prazo de 180 dias,  dado no ano passado, para que a prefeitura realizasse todos os atos necessários para o licenciamento ambiental dos três cemitérios públicos do município.

“A interdição se deu pela ausência de licenciamento ambiental e a possível contaminação do lençol freático em decorrência da decomposição dos corpos. A prefeitura apresentou o licenciamento dos cemitérios Nossa Senhora dos Mártires e São João Batista, mas não apresentou do cemitério São Sebastião, localizado no bairro Mararu, portanto, está efetivamente suspenso os sepultamentos neste cemitério”, enfatizou o juiz Claytoney.

De acordo com a liminar, o município fica obrigado a providenciar o enterro de pessoas mais pobres em cemitérios particulares enquanto vigorar a interdição do cemitério público. Mesmo quem tem jazigo, pela ação, não poderá fazer sepultamento no cemitério São Sebastião.

O juiz Claytoney informou que a licença ambiental dos cemitérios Nossa Senhora dos Mártires e São João Batista será analisada pelo Ministério Público Estadual para saber se a situação está regular, caso não esteja os sepultamentos voltam a ficar suspensos.

“Vai ser enviado para o Ministério Público se manifestar, já que é um fato novo no processo e o código de processo civil determina que a parte contrária se manifeste no prazo de 15 dias”, detalhou o juiz Claytoney. 

Sobre o caso 

Os três cemitérios públicos Nossa Senhora dos Mártires, São João Batista e São Sebastião tiveram os sepultamentos suspensos, em setembro do ano passado, atendendo pedido de Raimundo Nonato Sousa Castro que, em ação popular, solicitou a medida alegando fortes indícios de irregularidades nas necrópoles. Na ocasião, o município recorreu e conseguiu a liberação da interdição, no dia 16 de outubro de 2021, pelo prazo de 180 dias para que a prefeitura providenciasse o licenciamento ambiental. 

A Prefeitura de Santarém informou no processo, no dia 15 de junho deste ano, que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente emitiu licença de operação para os cemitérios Nossa Senhora dos Mártires e São João Batista, no entanto, não apresentou a licença ambiental do cemitério São Sebastião, localizado no bairro Mararu. 

A reportagem de O Liberal solicitou nota da prefeitura a respeito dessa situação, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ