CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Indígenas afirmam que deslizamento de montanha é responsável pela turbidez da água do Rio Mapuera

Em Oriximiná, cerca de 2 mil indígenas dependem do Rio Mapuera para alimentação e consumo de água

Andria Almeida
fonte

Em Oriximiná, cerca de 2 mil indígenas do povo Wai Wai enfrentam dificuldades para comer e realizar as atividades domésticas. Isso porque as águas do Rio Mapuera apresentam uma coloração barrenta desde o último sábado (28); diversos peixes foram achados mortos boiando no rio pelos indígenas. Na manhã desta segunda-feira(30), os indígenas afirmaram que a turbidez da água foi causada pelo deslizamento de uma montanha que foi parar no rio. No entanto, a secretaria de meio ambiente de Oriximiná afirmou que está investigando as causas da turbidez da água.

VEJA MAIS

image Em Oriximiná, Rio Trombetas registra o maior nível dos últimos 16 anos
De acordo com a defesa civil local, mais de 3 mil famílias foram afetadas pela cheia

image Sucuri gigante é flagrada comendo capivara em rio de água cristalina; vídeo
A cobra teria ficado cerca de uma hora e meia se alimentando do animal

image Mulher em suposto transtorno mental leva imagem de Catedral e joga no rio Tapajós, em Santarém
O caso ocorreu na manhã desta quarta-feira (25)

Em entrevista a OLiberal.com, o indígena Walter Powci wai wai, antropólogo e representante do povo wai wai, relatou que após ida até o local de onde vinha a lama que entrou no rio foi constatado a possível origem do problema. 

“Hoje, moradores da aldeia Mapuera conseguiram chegar até onde aconteceu desmoronamento de montanha gigante, acima da aldeia Bateria e tapou todo o rio, por isso o rio ficou assim. Achávamos que era de garimpo ou barragem, mas não é isso”, informou.

Os indígenas das aldeias da região dependem do rio para alimentação e consumo de água. Neste final de semana, sábado (28) e no domingo (29) eles perceberam a água muito barrenta e em seguida acharam peixes mortos. 

image Deslizamento apontado pelos indígenas como causa da turbidez do rio (Walter Powci wai wai)

Posicionamento da Secretaria de Meio Ambiente 

A secretaria de Meio Ambiente de Oriximiná informou que investiga as causas das possíveis mudanças na água e as mortes dos peixes. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rubson Rodrigues, já foi solicitado o apoio do ICMBio, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Polícia Federal para adoção de medidas a fim de identificar o problema e tomar providências.

"Nós recebemos a notícia dessa situação no Rio Mapuera, de que foi encontrada uma coloração diferente, praticamente uma água barrenta. As informações que nós temos é de que já passou por quatro aldeias, e não sabemos qual a origem, nem mesmo os indígenas sabem. Já pedimos a ajuda do ICMBio, Ministério Público estadual, Federal e Polícia Federal para que providências sejam tomadas", informou o secretário.

Ainda de acordo com o secretário, um helicóptero deve sobrevoar a área do rio afetada."Precisamos saber onde começou, se tem relação com garimpagem",concluiu.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ