Grupo Liberal muda abordagem sobre cobertura de atentados

Após reflexão com base em estudos especializados sobre comunicação e violência, a forma como esse tipo de notícias será dada terá mudanças para evitar o "efeito contágio"

O Liberal

Diante da tragédia ocorrida em uma creche em Blumenau (SC), o Grupo Liberal decidiu mudar a abordagem na cobertura jornalística de massacres e deixará de publicar nomes, fotos e imagens de ações, e demais informações, sobre autores de ataques.

A decisão editorial foi tomada após uma honesta reflexão com base em orientações de pesquisadores sobre violência e comunicação, ao afirmarem que a exposição de casos como o ataque a escolas pode causar o chamado "efeito contágio", em que a repercussão de um atentado aumenta a probabilidade de massacres semelhantes se repetirem. 

De acordo com especialistas, autores desses tipos de crimes buscam, entre outras coisas, a notoriedade gerada pela mídia, contribuindo para uma espécie de "glamourização" da violência. Além disso, a atenção excessiva à figura do agressor pode acabar por inspirar outros indivíduos com tendências violentas.

Esperamos que, com essa nova abordagem, possamos contribuir para a construção de uma sociedade mais pacífica.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ