CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Feriado prolongado terá sol na maioria dos balneários do estado

Previsão do Inmet diz que o mês de setembro não terá muitas chuvas

O Liberal
fonte

Para este próximo final de semana, os dias serão de sol forte e chuvas rápidas no período da tarde. Na capital, diferente do clima registrado nos últimos dias, não terá intensas pancadas de chuvas com rajadas e trovoadas. Para este final de semana, a previsão é de tempo bom, no entanto, com possibilidades de pancadas de chuvas em locais isolados.
Aos que já saíram da capital e estão aproveitando o feriado prolongado, as notícias são boas. O meteorologista José Raimundo Souza, diretor do 2º Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), informou que a previsão para a parte litorânea do estado, desde o Marajó até a região nordeste, é de clima parcialmente nublado pela manhã e tarde.
Em balneários localizados no litoral — como Salinas, Marudá, Algodoal,  Ajuruteua, Crispim —, a previsão é de sol forte nas praias, sem possibilidade de chuvas. Em outros locais, chuvas rápidas e pontuais.
Nos próximos dias na Região Metropolitana, o meteorologista explica que terá chuvas em locais isolados. "Não teremos chuvas fortes e com intensidade como registrado nos últimos dias. Os fenômenos meteorológicos estão enfraquecidos. As chuvas irão ocorres com mais frequência em Castanhal e Santa Izabel", conclui José Raimundo.
Durante o mês de setembro, a previsão é de altas temperaturas. A partir da próxima quarta-feira, 8, as temperaturas máximas vão variar de 32 a 34 graus Celsius e a mínima fica em 22°C.  Os ventos oscilarão entre fracos e moderados.

Por nota, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) informa que "a partir do monitoramento do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico, a terça-feira (07/09/2021) tende a apresentar pela manhã céu ensolarado e poucas nuvens. Durante a tarde e noite, céu parcialmente nublado, o que pode favorecer a ocorrência de pancadas de chuvas. Já para o restante da semana, espera-se condição de tempo mais ensolarado com menor probabilidade para ocorrência de chuvas significativas"

"De acordo com o núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico é característica desta época do ano, em que as condições atmosféricas favorecem um grande aquecimento pela manhã, e a partir do momento em que ocorre um leve aumento de umidade, associada às condições termodinâmicas locais favoráveis, eventos extremos podem ocorrer, com chuvas de grande volume e intensidade, favorecendo também a ocorrência de muita atividade elétrica na atmosfera, como é o caso de trovoadas e relâmpagos, como tem acontecido nos últimos dias", diz o órgão


(Karoline Caldeira, estagiária sob a supervisão de Victor Furtado, coordenador do Núcleo de Atualidades)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ