MENU

BUSCA

Exame de homem morto em Juruti atesta negativo para o novo coronavírus

Vítima, de 60 anos, morreu na madrugada deste 1º de abril no município do Baixo Amazonas

Victor Furtado

O governador Helder Barbalho informou no começo da noite desta quarta-feira (1), em pronunciamento, que o resultado para o teste de um homem que morreu no hospital municipal de Juruti, no Baixo Amazonas, com suspeita de covid-19, deu negativo. Com isso, o Pará tem até o momento apenas uma vítima fatal do novo coronavírus, uma senhora de 87 anos, moradora de Alter do Chão, em Santarém.

A morte do homem ocorreu nesta madrugada. Pela manhã a Secretaria Municipal de Saúde de Juruti informou que havia colhido amostras para análise na segunda-feira (30) - por haver sintomas relacionados ao novo coronavírus e histórico de passagem do falecido pelo Amazonas. O material coletado foi encaminhado para o Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen), que foi o responsável pela análise. 

Segunda a prefeitura local, ele tinha 60 anos e esteve em Manaus (AM), o estado com mais casos da doença no Norte do Brasil. Estava internado desde a semana passada, inicialmente sob suspeita de pneumonia, mas a condição de saúde agravou rapidamente nesta terça (31).

No dia 30, a Prefeitura de Juruti concedeu uma entrevista coletiva para falar do caso suspeito e medidas sendo tomadas, que incluíam o isolamento de familiares e outras pessoas que tiveram contato com o paciente. Na ocasião, o médico responsável pelo caso informou que ele estava em condição estável e reagindo bem ao tratamento.

 

 

O corpo foi liberado ao Instituto Médico Legal (IML) seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Quando o quadro clínico do paciente se agravou nesta terça-feira, todos os procedimentos recomendados foram feitos, incluindo ventilação mecânica. Ele foi assistido por uma equipe de quatro médicos. Foi solicitado um leito de UTI em Santarém para transferi-lo, mas não houve tempo.

O QUE FAZER

As recomendações do Ministério da Saúde são: lavar bem as mãos e pulsos ou usar álcool gel para higienização; evitar contatos físicos desnecessários, cobrir boca e/ou nariz ao tossir e/ou espirrar; não compartilhar alimentos e/ou talheres; higienizar estações de estudo ou trabalho; ao retornar de viagens onde há casos confirmados, com ou sem contato com casos suspeitos, é importante acionar os órgãos municipais de saúde e se afastar de atividades de estudo ou trabalho por, pelo menos, 14 dias. Os principais sintomas são febre, falta de ar e tosse seca.

Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza, diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica. Os dados locais do Pará são atualizados, pela Sespa, em boletins especiais, que saem pelo Twitter.

Durante 24 horas por dia, a Prefeitura de Belém mantém o telefone (91) 98417-3985 para informações gerais e casos de suspeitas de covid-19. Há outros canais, para situações menos urgentes, que funcionam de 8h às 22h: (91) 3184-6110, (91) 98568-3067 e (91) 98568-6203. Nas redes sociais da Prefeitura há também informações oficiais sobre a doença e formas de prevenção

Pará