Diabetes: o que comer e o que faz mal; nutricionista explica alimentação e faz alerta para idosos
A busca deve ser pelo equilíbrio e contar com diversidade de alimentos e nutrientes, mas não é preciso ser restritiva

Quem foi diagnosticado com diabetes costuma sentir uma angústia devido à alimentação. A primeira ideia é de que a doença é anúncio de uma dieta restritiva e pautada em todo tipo de cortes. Mas nutricionistas explicam que não é bem assim e que pode haver, sim, uma alimentação muito diversa, rica e saborosa, desde que com devidos cuidados, porque é preciso entender o que faz mal e o que pode comer.
"A dieta para o diabético deve ser individualizada, com adequação de todos nutrientes - carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras - que são fundamentais para garantir a saúde" - Beatriz Garcia, nutricionista.
A nutricionista Beatriz Garcia destaca que anteriormente acreditava-se na exclusão ou restrição de determinados alimentos, principalmente carboidratos, porém, atualmente, estudos mostram que adequadas concentrações de carboidrato melhoram a sensibilidade da ação da insulina e que dietas restritas ou isentas de carboidratos proporcionam risco de hipoglicemia elevado - que são baixos níveis de glicose no sangue -, principalmente em gestantes, crianças, diabetes tipo 1 e pacientes em uso da insulina.
VEJA MAIS
“Então a dieta para o diabético deve ser individualizada, com adequação de todos nutrientes - carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras - que são fundamentais para garantir a saúde. Em especial eu oriento uma atenção voltada para as fibras que são substâncias que ajudam na redução dos níveis glicêmicos. Podem ser encontradas em vegetais, frutas, sementes e grãos integrais”, disse Beatriz.
Ela ressalta ainda a importância da atenção às pessoas idosas: “Eles são a maior população dentre os diabéticos, esse grupo tende a ter o paladar alterado, sentir menos sede e, então, o risco de desidratação, dificuldade na deglutição e mastigação. Logo, será imprescindível a orientação nutricional advinda do nutricionista e o apoio familiar no preparo das refeições”.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA