Designer de moda de Barcarena assina produções premiadas nacionalmente
O barcarenense de 36 anos de idade assina produções sofisticadas e inovadoras, e já conquistou prêmios nacionais através do talento com a moda

Com descrição, poucas palavras e muito trabalho, o designer de Moda e figurinista Jamiel Muniz está fazendo carreira em Barcarena, nordeste do Pará, e em outros municípios do estado. O barcarenense de 36 anos de idade assina produções sofisticadas e inovadoras, e já conquistou prêmios nacionais através do talento com a moda.
VEJA MAIS
Criativo e didático o designer de Moda despertou para a profissão ainda quando criança: “Era junho de 2002 eu estava no ensino médio. Minha irmã adotiva estava no fundamental e ela se meteu no concurso de Miss Caipira da escola e chegou dizendo que ia representar a turma. Saímos igual loucos atrás de roupas. Como não encontramos e minha mãe era costureira e tinha muitos retalhos de pano e rendas, eu decidi meter a cara na máquina de costura. No final ela ganhou o concurso”, conta.
O desenho sempre foi uma das paixões do trabalhador que atualmente concilia a atividade informal, com o cargo de Educador Social, no setor Público. “Eu sempre gostei de desenhar animes e gibis. A minha primeira experiência com desenho de moda foi 2010 quando conheci alguns amigos de Belém estilistas”, explica como começou a paixão pela moda.
Prêmio estadual
Com incentivo da família e amigos, Jamiel passou a se dedicar mais constantemente às produções de moda e com o aperfeiçoamento conquistou títulos importantes como o Manto Regional mais bonito do Pará no ano de 2019. “Essa experiência foi até engraçada porque eu estava no terceiro semestre da graduação em Design de Moda e minha professora chegou dizendo que me escreveu no concurso do manto mais bonito do estado do Pará. Só que era uma quarta-feira eu tinha que entregar o manto na quinta.”, se diverte contando.
O desafio de produzir a obra em menos de 24h, rendeu ao então estudante de Design de Moda o título de melhor Manto Regional. “Como eu ia e voltava de barcão, eu fiz a viagem de volta desenhando na mente como seria. Comecei o projeto 1h e terminei 4h da manhã. Fui trabalhar no outro dia e quando foi 19h, ela já estava com o manto. E na sexta-feira veio o resultado que eu ganhei”, conta.
Concurso de Miss
O figurinista também assinou a produção da vencedora do Miss Pará Plus Size 2019, Ivone Correa Neta, que é Barcarense e representou o estado no concurso nacional no mesmo ano, trazendo o título de 2ª princesa do Miss Brasil Plus Size. “Quando surgiu o concurso eu não tive a menor dúvida de que seria ele que estaria comigo. Sendo uma mulher Plus Size, que aos olhos da sociedade não teria os padrões para usar um vestido como eu almejava, ele apoiou o meu sonho e criou não só uma roupa, mas me mostrou que eu conseguiria ser quem eu quisesse ser. Um vestido magnífico que ficou marcado na minha história.”, comenta Ivone.
Festivais importantes
Jamiel teve ainda participações importantes por dois anos no Amazônia Fashion Week. Entre as produções que renderam títulos, Jamiel lembra dos trajes que produziu para uma modelo de Redenção, Lauany Silva, eleita Embaixadora do Beleza Fashion Brasil em 2019. O Estilista recebeu destaque com a confecção do traje típico da Miss. No currículo o estilista e figurinista soma ainda o primeiro lugar na produção do figurino do concurso do Festival do Abacaxi Mirim e três títulos em concursos Miss Caipira, além de produzir peças exclusivas para clientes de Barcarena e de outros municípios, incluindo famosos que o estilista preferiu manter sigilo.
Mensalmente o estilista limita suas produções em até quatro peças, na maioria das vezes vestidos de festas. Jamiel faz planos para se dedicar exclusivamente ao Ateliê de Moda e conta que o terreno para o futuro empreendimento da cidade está comprado. “Eu já consegui comprar um terreno, trocar o meu maquinário para máquinas industriais, manequins importados por conta da modelagem. Ainda não deixei de trabalhar como funcionário público porque estou terminando de pagar o terreno e juntando dinheiro para poder construir o Ateliê”, planeja.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA