CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Círio 2023: orla da vila do Apeú é local de acolhimento para romeiros que param para descansar

O município de Castanhal é a principal parada de descanso dos romeiros vindos de outros municípios da região nordeste do estado, que seguem a pé rumo à Basílica Santuário de Nazaré, em Belém

Patrícia Baía
fonte

O principal local de parada dos romeiros que saem dos municípios da região nordeste do estado em direção a Belém é na orla da vila do Apeú, em Castanhal. A Defesa Civil e os voluntários da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) montaram uma estrutura às margens do rio Apeú para oferecer o acolhimento. A parada é estratégica para o descanso, alimentação, cuidados médicos e massagens nas pernas e pés dos peregrinos.

A Associação dos Romeiros Brasil Novo, formado por 30 pessoas do município de Magalhães Barata, faz caminhada há mais de 20 anos e sempre escolhe Castanhal como o principal local para recarregar as forças. Eles saíram na noite de segunda-feira (02) e chegaram por Castanhal por volta das 6h desta quarta-feira (04). “Nós fizemos três paradas pequenas, mas é em Castanhal que a gente coloca nossas redes para dormir e descansar um pouco. Quem precisa de massagem ou curativo nos pés também aproveita esse momento. Somos sempre muito bem acolhidos aqui e é importante pata seguir em frente”, explicou o coordenador da associação.

image Orla da vila do Apeú é local de acolhida e descanso aos romeiros (Patrícia Baía / Especial para O Liberal)

VEJA MAIS

image Círio 2023: TJPA abre inscrição para voluntários que vão atuar na acolhida de romeiros
Recepção deste ano começará a partir das 18h do dia 5 de outubro e seguirá ininterruptamente até o dia 7, às 7h

image Círio 2023: acolhimento aos romeiros que caminham pela BR-316 é feito em Castanhal
Paróquias, Defesa Civil e famílias de Castanhal se unem para oferecer acolhimento os romeiros de Nossa Senhora de Nazaré que saíram a pé de diversos municípios do nordeste do estado em direção a Belém

Do município de Igarapé Açu saiu a dona de casa Jacimaura Costa, que há oito anos faz caminhada e também escolhe Castanhal para o descanso. Para a devota de Nossa Senhora, a caminhada desse ano tem um significado ainda mais especial.

“A caminhada está sendo tranquila e pretendo sair daqui, juntos com mais dois amigos, no meio da tarde. Há oito anos que vou a pé para Belém, mas agora estou indo para agradecer a cura da minha mãe. Há dois meses ela estava internada e os médicos disseram que ela estava desenganada, mas eu pedi a Nossa Senhora e hoje ela já está reagindo e bem melhor a cada dia”, contou emocionada.

image De Igarapé Açu saiu a dona de casa Jacimaura Costa, que há oito anos faz caminhada e também escolhe Castanhal para o descanso. (Patrícia Baía / Especial para O Liberal)

 

Cerca de 100 voluntários da Defesa Civil e Sesma fazem o acolhimento aos romeiros. Para a coordenadora do posto e assistente social, Ana Maria Cristina Santiago, o trabalho realizado é importante para que os romeiros consigam cumprir com as promessas e agradecimentos. “Tudo que fazemos é com muito amor. Desde a distribuição de água, um analgésico ou massagem é para eles possam se sentir bem cumprir com seus objetivos. Nosso acolhimento também é de fé e gratidão a Nossa Senhora de Nazaré”, disse Ana Maria Santiago.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ