Bloco 'Cabrasurdos' leva alegria pelas ruas de Vigia
Com muita irreverencia, mulheres se vestem de homem no bloco

O bloco "Cabrasurdos" está nas ruas há 25 anos e é uma das grandes atrações do Carnaval em Vigia, interior do Pará. Na festa, mulheres se vestem de homens e desenvolvem fantasias com base na temática. Este ano, o tema foi a valorização da mulher e a representatividade do poder feminino.
Cláudia Barbosa, organizadora do bloco, afirma que todas as mulheres são consideradas rainhas. "Nossas fantasias representam mulheres que fizeram história, que marcaram a vida das pessoas e dentre elas estão guerreiras de Vigia", explica. Cláudia se fantasia de Rei e é seguida pelas guardas da rainha em frente ao trio.
Para Cláudia, o Carnaval de Vigia é a grande representação do Carnaval de rua. "É sempre muito lindo e muito bom. Isso é Vigia! A animação, as fantasias e a alegria", comemora. Maria Novaes, 69, concorda e participa do bloco "Cabra Surdos" há 18 anos. "Essa festividade é muito legal e importante. Gosto muito e convido a todos para conhecerem", afirma.
Maria conseguiu fazer isso com a irmã, Cláudia Damasceno, 42. A agente de saúde mora em Tucuruí e decidiu visitar o Carnaval de Vigia pela primeira vez este ano. "Eu gostei muito da proposta e realmente é tudo o que dizem: muito bom e animado", afirma.
Mesmo com a tradição, o número de mulheres vestidas com trajes masculinos foi reduzido em comparação aos anos anteriores, segundo um brincante. "O movimento estava fraco e poucas mulheres estão usando fantasias de homem", afirma. Dentre as fantasias das mulheres estavam noivas, guerreiras e lutadoras, a famosa personagem do filme de terror "a Freira" e sereias.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA