MENU

BUSCA

Barcarena cria comissão para promover políticas ambientais

A Prefeitura idealizou a comissão com o intuito de formar cidadãos mais conscientes e interessados em colaborar na resolução de problemas ambientais

O Liberal

O ano começou com notícia boa para o meio ambiente de Barcarena. O município anunciou esta semana a criação do Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), constituída pelo Poder Público Municipal, Sociedade civil e Setor Produtivo, que apresenta caráter consultivo e tem como finalidade promover a discussão, o acompanhamento e a avaliação da PMEA Barcarena.

A Prefeitura idealizou a comissão com o intuito de formar, através da educação, cidadãos mais conscientes e interessados em colaborar na resolução de problemas ambientais, e que queiram contribuir para a conservação e preservação de espaços naturais.

VEJA MAIS

Projeto “Ciranda Cultural” leva arte e oportunidades para alunos de Barcarena
O projeto visa contribuir com o processo de inclusão social e com o exercício dos valores de cidadania aos jovens da cidade

Barcarena: receitas caseiras que viraram negócios
Cozinhar é uma profissão dinâmica, desafiadora e prazerosa. E os gastos com alimentos estão como principais despesas com os turistas brasileiros. Em Barcarena, gastronomia é coisa de berço.

Barcarena integra projeto criado pela União Europeia
O projeto de cooperação internacional tem a participação de 12 municípios de Portugal, 8 da América Latina e 20 municípios brasileiros, entre estes, Barcarena.

A Política Municipal de Educação Ambiental - que também constou no Plano da atual gestão -, que visa o desenvolvimento da consciência ambiental e a promoção de atividades de preservação do patrimônio natural, cultural e de proteção animal, também foi pauta da reunião dos membros que compõem o Comitê.

O prefeito do município, Renato Ogawa, definiu a criação do CIEA como importantíssima e pontuou que a educação ambiental deve ser tratada como prevenção, pois só assim o mundo será melhor para as próximas gerações.

O diretor do Departamento de Proteção Ambiental de Barcarena, Wanderson Gonçalves, destacou que a educação ambiental deve ser acessível a todos os públicos e precisa ser discutida de maneira permanente.

"Demos um importante passo para consolidar a cidade na direção da preservação, do consumo e produção consciente. A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), constituída pelo Poder Público Municipal, Sociedade civil e Setor Produtivo, apresenta caráter consultivo e tem como finalidade promover a discussão, o acompanhamento e a avaliação da PMEA Barcarena”, diz.

De fato, significa que a comissão poderá contribuir ativamente na implementação de instrumentos estratégicos da Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA Barcarena), e contribuir com a elaboração do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA).

“O objetivo da comissão é estabelecer a necessidade de conexão, interligação e articulação de todas as iniciativas e forças ativas comprometidas com a Educação Ambiental. As discussões e a própria formação do CIEA estabelecem uma notória conquista para a educação ambiental no município de Barcarena e conduzem para projetos e ações mais efetivos na sensibilização da sociedade perante as questões ambientais cotidianas”, diz o diretor.

Pará