MENU

BUSCA

Barcarena integra projeto criado pela União Europeia

O projeto de cooperação internacional tem a participação de 12 municípios de Portugal, 8 da América Latina e 20 municípios brasileiros, entre estes, Barcarena.

Larissa Costa

Barcarena é um dos 20 municípios brasileiros que está participando do Projeto InovaJuntos, uma iniciativa da Confederação Nacional dos Municípios com o Centro de Estudos Sociais de Coimbra e cofinanciamento da União Europeia.

A seleção de Barcarena para compor o projeto se deu no início do ano. A prefeitura socializou os trabalhos, serviços e políticas públicas na área da saúde, educação, assistência social, indústria e comércio, entre outras, e alcançou pontuação máxima.

LEIA MAIS

Os profissionais do InovaJuntos desembarcaram em Barcarena dia 10 de outubro e elaboraram o Diagnóstico Vocacional Participativo durante uma semana, a partir de reuniões com organizações da sociedades civil, com o setor público e privado.

Os relatos e a vivência com as ações e programas executados pelo município resultaram no diagnóstico que aponta as potencialidades, fragilidades e desafios do município de Barcarena e que devem nortear a construção de um plano de trabalho. A atividade se organiza em quatro clusters temáticos: desenvolvimento econômico; desenvolvimento regional e consórcios; cidades verdes e mudanças climáticas e espaços inclusivos para inovação cultural e social.

Durante a visita técnica, os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer in loco as boas práticas do município, como o projeto Identidades Ribeirinhas, que culminou na exposição das fotos produzidas pela turma. “O primeiro impacto que tive do município decorreu justamente do fato de estar localizado na região amazônica e, por conta disso, apresentar desafios gerados pelas diferentes realidades - urbana e ribeirinha. É interessante vermos como o município consegue abarcar toda essa diversidade”, comentou Rhaellyse Oliveira Assessora de Relações Internacionais do Inovajuntos.

A visita, que acorreu no dia 12 de outubro, foi acompanhada pela primeira-dama do município, Thais Ogawa, e pela secretária de Assistência Social Francinéa Dias. “Hoje é o Dia das Crianças e não teria data melhor para apresentar essa iniciativa, que está dando muito certo. Esse é um trabalho integrado com a educação e com a participação efetiva da família”, comentou Francinéa Dias sobre a escolha do Projeto Identidades Ribeirinhas como uma boa prática municipal.

Em novembro, dois representantes de cada município brasileiros irão até Portugal para participar de um momento de intercâmbio entre os 12 municípios brasileiros selecionados, a partir do qual serão estabelecidos acordos de cooperação.

Pará