CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ato cobra mais uma vez nomeação de Tourinho e Gilmar, reeleitos para a reitoria da UFPA

Nesta segunda, o professor Tadeu Oliver, decano do Conselho Universtário, deu expediente na reitoria, após assumir interinamente esse domingo

Victor Furtado

Professores, servidores técnico-administrativos e estudantes fazem desde as 8h da manhã nesta terça-feira (13) um ato público na Universidade Federal do Pará, cobrando definições para a nomeação do novo reitor da instituição. A manifestação é mais uma entre várias programadas desde a semana passada, quando professoras da instituição decidiram, em assembleia, parar as atividades na instituição até que uma solução seja dada. 

Desde domingo (11), o professor doutor Tadeu Oliver Gonçalves passou a ser o reitor interino da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ele foi designado pelo Conselho Universitário (Consun) da UFPA que, em caráter extraordinário, decidiu, à unanimidade, na sexta-feira (9), designar o seu decano, que é o conselheiro com mais tempo de atuação na instância máxima de deliberação institucional, para assumir a gestão da UFPA. 

LEIA MAIS:
- Professor Tadeu Oliver, decano da UFPA, assume reitoria
- UFPA paralisa atividades para cobrar nomeação de reitor Emmanuel Tourinho, que foi reeleito

- Tourinho afirma que indefinição de nomeação 'agride toda a comunidade' da UFPA
- MPF protocola ação na Justiça para impedir nomeação à reitoria da UFPA fora da lista tríplice
- OAB-PA publica nota onde repudia indefinição na nomeação de reitor da UFPA

UFPA aguarda definição da lista tríplice


A situação de excepcionalidade foi necessária após o ex-reitor Emanuel Tourinho e seu vice, Gilmar Pereira, terem deixado os cargos no dia 22 de setembro e no dia 10 de outubro. Tadeu Oliver assume interinamente a gestãio da UFPA até que o governo federal nomeie um dos integrantes da lista tríplice das eleições para a reitoria, aprovada ainda em junho pelo Consun para o mandato do quadriênio 2020-2024. Emmanuel Tourinho e Gilmar Pereira foram reeleitos, encabeçando a lista. 

"Tivemos decisões importantes nessa semana passada. A ação que tramita no Supremo Tribunal Federal já conta com três votos, do relator e de outros dois ministros, a favor do respeito à lista tríplice. Além disso,há outras ações", resumiu Gilberto Marques, diretor geral da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Pará (Adufpa). Veja:

"Hoje é mais um ato. Cobramos da bancada federal do pará um posicionamento. E não permitiremos que um interventor assuma a reitoria na UFPA. Podemos entrar com um mandado de segurança para requerer a nomeação do reitor eleito", reiterou o diretor da Adufpa.

"Tivemos decisões importantes nessa semana passada. A ação que tramita no Supremo Tribunal Federal já conta com três votos, do relator e de outros dois ministros, a favor do respeito à lista tríplice. Além disso, há outras ações. Não permitiremos que um interventor assuma a UFPA", diz Gilberto Marques, diretor geral da Adufpa.

No primeiro dia, decano diz que UFPA não admitirá interventor


"O Conselho sempre apoiou [os processos eleitorais]. Nunca vimos uma união de forças como essa, para a luta contra um interventor. Essa universidade é nossa e precisa ser respeitada. Nós, incluindo indígenas e quilombolas, tivemos grandes avanços na gestão de Emmanuel Tourinho. E ele permanecer no cargo, após reeleito, é um respeito à nossa universidade e uma garantia às nossas conquistas. Se vier um interventor, haverá uma resposta à altura da garra de todo o povo paraense", disse esta manhã o professor e doutor Tadeu Oliver, o decano do Conselho Universitário da UFPA (Consun) que passou a responder como reitor interino da instituição desde este domingo (11). A declaração foi dada durante uma visita de representantes de estudantes indígenas e quilombolas. Ouça:

​"O Conselho sempre apoiou [os processos eleitorais]. Nunca vimos uma união de forças como essas, para a luta contra um interventor. Se vier um, haverá uma resposta à altura da garra de todo o povo paraense", disse o decano do Consun, Tadeu Oliver

image Tadeu: decano saiu do isolamento da pandemia para assumir reitoria (divulgação)

Cumprindo protocolos rígidos contra a covid-19, uma vez que tem idade avançada, o decano do Consun cunpriu expediente essa manhã na UFPA. A esposa e a filha também fora com ele, porque o profgessor passou sete meses em confinamento total, por causa da pandemia.

A redação integrada de O Liberal segue acompanhado a situação da nomeação do novo reitor da UFPA. Acompanhe.

image Tadeu Oliver recebeu comissão de indígenas e quilombolas (divulgação)
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ