Ananindeua investe na promoção de cursos profissionalizantes
Além da qualificação, programa dispõe de orientações em busca de trabalho

A qualificação profissional é sem dúvidas uma das formas para a diminuição dos índices de desemprego no país, visto que o mercado de trabalho exige cada vez mais por pessoas qualificadas, atualizadas e que estejam aptas para atuarem em diversas áreas profissionais.
VEJA MAIS
Visando a geração de renda para famílias que enfrentam o desemprego ou que possuem baixo rendimento familiar no município, a Prefeitura de Ananindeua, sob a coordenação da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), vem desde 2021 qualificando os cidadãos para atuarem no mercado de trabalho, com cursos de qualificação e também direcionados ao aperfeiçoamento profissional. Além de desenvolver oficinas para geração de emprego e renda, com o intuito de preparar jovens e adultos, e também aqueles interessados em mudar ou diversificar seu ramo de atuação.
A iniciativa mostra a preocupação da Administração Municipal em auxiliar na formação das pessoas para a busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, cada dia mais exigente. Em 1 ano e 7 meses de governo, o prefeito tem adotado uma política específica na área do trabalho e renda, firmando parcerias para promoção de cursos de qualificação.
”Nossa política de trabalho engloba as vertentes da qualificação, intermediação e o empreendedorismo. Estamos dando um importante passo quanto ao desenvolvimento econômico da Cidade”, ressaltou o prefeito doutor Daniel Santos. E continuou. “Muitos que passaram pelos nossos cursos já estão inseridos no mercado, seja como empregados ou empreendedores. Isso significa dizer que eles estão tendo uma fonte de renda e uma melhor qualidade de vida”.
Para Michaelly Santos, de 18 anos, o curso técnico de Assistente em Controle de Qualidade, que realizou no CIP, trouxe renda para sua família e a motivou na escolha de uma carreira. “Estava procurando emprego para poder ajudar a minha família, porém não conseguia nada, então fiquei sabendo dos cursos gratuitos oferecidos pelo CIP e vim fazer na esperança de conseguir um emprego. E graças a Deus que depois que terminei o curso fui logo empregada. Minha vida melhorou, agora posso ajudar financeiramente a minha filha e também me identifiquei tanto com o curso que pretendo fazer um curso superior em Recursos Humanos”.
Já Ângela Maria Barbosa, de 52 anos, estava desempregada e viu no curso de Panificação, que ocorreu no CRAS, uma oportunidade de gerar renda para a sua família. “Eu estava desempregada quando comecei a fazer o curso e hoje já tenho encomendas, meu pão de rosa vende bastante. Aos poucos o dinheiro vai entrando e posso agradecer ao prefeito doutor Daniel por essa oportunidade. Hoje sou uma empreendedora e peço que, assim como eu, vocês também abracem esta oportunidade e não desistam de lutar”.
Programa Talento e Oportunidade
Os cursos fazem parte do Programa Talento e Oportunidade e abrangem várias áreas de conhecimento. O programa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Fábrica Esperança, entre outros, que tem o objetivo de realizar ações que qualifiquem a população e fomentem a inserção no mercado de trabalho.
O Programa Talento e Oportunidade é realizado por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Inclusão Produtiva (CIP), além do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) e o Sistema Nacional de Emprego (SINE), do governo federal.
Os cursos também ensinam como os profissionais devem se apresentar em uma entrevista de emprego, elaborar um currículo atrativo, com cursos abordando técnicas de oratória e de comunicação.
No final de cada curso, os alunos recebem um certificado e estão aptos a exercerem o ofício ao qual se dedicaram. As oficinas propiciam ainda, a possibilidade dessas pessoas se tornarem empreendedoras, fazendo com que elas gerem a própria renda, criem vagas de emprego, e consequentemente contribuam com o crescimento da economia local.
De acordo com a secretária da Semcat, Marisa Lima, as ações vêm gerando bons resultados. "Deste janeiro de 2021 até o momento, já entregamos mais de 2.100 certificados com a realização dos projetos desenvolvidos aqui no município.
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apontam que 14.307 pessoas de Ananindeua conquistaram o tão sonhado emprego com carteira assinada. Isso só reafirma que estamos no caminho certo com o projeto de qualificação profissional”, destacou a secretária.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA