MENU

BUSCA

Pará: Região do Baixo Tocantins registra queda de 58% nos crimes violentos em 2025

Dados da Segup mostram redução expressiva nos índices de homicídio, feminicídio e roubos

O Liberal

A Região de Integração de Segurança Pública do Baixo Tocantins (4ª RISP), que abrange 11 municípios do Pará, reduziu em 58% os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) entre 1º de janeiro e 31 de agosto de 2025, em comparação com o mesmo período de 2018. O levantamento foi divulgado pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Em números absolutos, a região passou de 211 casos de CVLI em 2018 para 89 registros em 2025. A Segup atribui a redução ao fortalecimento das ações integradas de segurança e ao investimento em tecnologia e estrutura.

Redução de homicídios e roubos no Baixo Tocantins

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, os resultados refletem o trabalho conjunto das forças policiais. “Comparando os dados de 2018 e 2025, houve uma forte redução da criminalidade no Baixo Tocantins, com destaque para os CVLI, que caíram 58%. Já os casos de roubo diminuíram em 75% em toda a região”, afirmou.

VEJA MAIS

CBF recebe órgãos de segurança para combater violência entre torcidas organizadas no Pará
Ricardo Gluck Paul recebeu representantes de vários órgãos de segurança do Estado na Sede da CBF, no Rio de Janeiro

Governo do Pará amplia ações de proteção à infância e adolescência
Programa de proteção garante segurança e acompanhamento especializado para jovens em situação de vulnerabilidade no território paraense

Entre as ações destacadas estão a instalação de totens de segurança, novas delegacias, quartéis, lanchas e a previsão de entrega da Base Baixo Tocantins, que ficará próxima à região do fundo do capim para reforçar o monitoramento fluvial.

Indicadores de crimes patrimoniais

Os indicadores de crimes contra o patrimônio também apresentaram queda. O número de roubos caiu 75,33% em 2025, na comparação com 2018. Foram:

  • 5.162 registros em 2018
  • 1.469 registros em 2024
  • 1.273 registros em 2025

Já os casos de furtos reduziram 46,40% no período analisado, passando de 6.528 ocorrências em 2018 para 3.499 em 2025.

Investimentos em segurança pública

Para garantir a continuidade da redução da criminalidade, o Governo do Pará segue ampliando os investimentos em segurança pública. Entre as iniciativas recentes estão:

  • Abaetetuba: duas lanchas de 150HP e 60HP, implantação da Central de Atendimento e Despacho (CAD), além de delegacias especializadas e equipamentos como coletes balísticos e viatura rosa do programa Pró-Mulher Pará.
  • Baião: cinco rádios comunicadores para a Guarda Municipal.
  • Barcarena: instalação da 7ª Delegacia de Polícia Civil e dois totens de segurança.
  • Cametá: entrega da Unidade Integrada de Polícia (UIP), 27 coletes balísticos e rádios comunicadores.
  • Limoeiro do Ajuru: uma lancha de 60HP para apoio às operações municipais.

Além disso, Abaetetuba deve receber em breve a 3ª Base Integrada Fluvial de Segurança Pública, reforçando o combate à criminalidade nos rios do Pará e ampliando a proteção à população ribeirinha.