MENU

BUSCA

Pará chega a nove casos suspeitos de doença da urina preta; Almeirim tem primeira notificação

Tratamento e atendimento dos pacientes não demanda testes específicos ou confirmação. Por enquanto, nenhum caso foi confirmado oficialmente

O Liberal

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) informa que, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), foi notificada e está investigando, no momento, nove casos suspeitos da síndrome de Haff, sendo três em Belém, quatro em Santarém, um em Trairão e um em Almeirim, o mais recente.

Especialistas explicam relação entre peixes e doença da urina preta
Síndrome de Haff ainda demanda estudos para ser melhor compreendida. Assim como as causas da contaminação do pescado

Edmilson tranquiliza a população sobre doença da urina preta: 'peixe faz bem'
Prefeito esteve no Ver-o-Peso e pediu tranquilidade para casos que ainda são apenas suspeitos de doença que está assustando a população

"Os exames sanguíneos e de urina dos casos suspeitos foram encaminhados, por meio do Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen), para laboratório de referência e não há ainda previsão de resultado. No entanto, a Sespa salienta que o tratamento do paciente não depende do resultado desse exame e que a pesquisa de toxina não analisa sequenciamento genético tampouco carga viral".

Ainda segundo a Sespa, "...em caso de sintomas como dor muscular intensa na costa e membros inferiores, urina de cor escura associada à ingestão de pescado em até 24h, é necessário buscar atendimento imediatamente na rede pública de saúde do município. Ressaltamos que o monitoramento, bem como o acompanhamento dos pacientes é de responsabilidade da vigilância do município".