Operação 'Festas Seguras' tem 39 prisões e 147 estabelecimentos fiscalizados na primeira etapa
Desde 19 de dezembro, foram realizadas ações durante o período natalino. Segunda fase ocorre durante as festas de Ano-Novo
A Polícia Civil do Pará encerrou, na última sexta-feira (26), a etapa de Natal da Operação "Festas Seguras". Coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a iniciativa reforçou o policiamento na Grande Belém e no interior desde o dia 19 de dezembro, focando no combate à criminalidade e na agilidade do atendimento ao cidadão durante o período festivo.
De acordo com o delegado Hennison Jacob, titular da Diretoria de Polícia do Interior (DPI) e coordenador da ação, o efetivo contou com mais de 200 policiais civis em pontos estratégicos. Ele destacou que a operação seguiu o cronograma previsto e ocorreu sem intercorrências graves. "O trabalho das equipes garantiu a normalidade. Agora, entramos na segunda fase, focada nas festividades de Ano-Novo, mantendo o empenho para atender as demandas deste período", afirmou.
VEJA MAIS
Ao longo desta etapa, foram registrados 433 boletins de ocorrência policial (BOPs) durante a Operação feita pela PCPA; instaurados 43 procedimentos policiais e efetuadas 39 prisões, incluindo uma por alcoolemia no âmbito da Lei Seca, feito de forma integrada com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Polícia Militar.
Em balneários estratégicos como o distrito de Mosqueiro, em Belém, e o município de Salinópolis, a Polícia Civil intensificou a fiscalização administrativa. O trabalho, executado pela Diretoria de Polícia Administrativa (DPA), com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), focou na regularidade de estabelecimentos comerciais durante o período de festas.
As fiscalizações verificaram a regularidade dos estabelecimentos comerciais dentro das normas de funcionamento. Desde o dia 20 de dezembro, 147 locais passaram por vistoria da DPA. Entre eles, 29 foram intimados e quatro fechados.
As localidades, que fazem parte das mais procuradas pelo público no fim de ano, também passaram por fiscalização da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), apoiada pela equipe da Core, para combater a poluição sonora. A Divisão vistoriou 108 locais e 82 veículos com som automotivo.
Palavras-chave