MENU

BUSCA

Lote vencido: veja como diferenciar uma dose de vacina fora da validade

Mesmo com todas as afirmações, muitas pessoas ficaram na dúvida sobre o assunto

O Liberal

Após a polêmica das aplicações de doses da vacina AstraZeneca que estavam vencidas ganharem o noticiário nacional, na última sexta-feira (2), a fabricante do imunizante no Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgou uma nota afirmando que nenhum dos lotes suspeitos foi produzido na instituição. Segundo a prefeitura de Belém, "no dia 2 de fevereiro de 2021, um total de 9.910 doses do lote 4120Z005, com validade para o dia 14 de abril de 2021 foi recebido na câmara fria. O referido lote foi completamente utilizado dentro do prazo de validade."

Leia mais:

'Belém não aplicou nenhuma dose vencida', afirma chefe da Divisão de Vigilância da Saúde
De acordo com diretor Claudio Guedes Salgado, a Sesma não recebeu nenhum lote de vacina com prazo de validade vencido

Municípios paraenses dizem que não aplicaram Astrazeneca vencida
Ao menos quatro municípios do Estado já se posicionaram negando o levantamento divulgado nesta sexta em reportagem da Folha de São Paulo

Mesmo com todas as afirmações, muitas pessoas ficaram na dúvida sobre o assunto e entraram em desespero. "Logo quando vi a notícia sobre os lotes, percebi que eu estava nessa lista. No início me desesperei, mas logo em seguida fui pesquisar mais detalhes", disse a farmacêutica Adriane Dantas.

Vacina AstraZeneca fora da validade foi aplicada em 2.673 pessoas em Belém, diz jornal
Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde. A aplicação foi feita em 1.532 municípios no Brasil.

Segundo a profissional, ela chegou a receber o imunizante do lote 4120Z005 - vencido em 14 de abril. "As pessoas têm que parar e ver direitinho se as informações no cartão de vacinação". De acordo com os dados, ela se vacinou em fevereiro deste ano, ou seja, o lote e a vacina dela ainda estava na validade porque venceu em abril. "É importante fazer essa comparação. O lote tem data de valodade, e mesmo sendo o mesmo lote, a minha dose estava ok. Ainda faltava dois meses pra ela vencer. Tem que comparar o dia em que se vacinou", alerta.

Número do lote e vencimento:

Lote 4120Z001 - vencido em 29 de março

Lote 4120Z004 - vencido em 13 de abril

Lote 4120Z005 - vencido em 14 de abril

Lote CTMAV501 - vencido em 30 de abril

Lote CTMAV505 - vencido em 31 de maio

Lote CTMAV506 - vencido em 31 de maio

Lote CTMAV520 - vencido em 31 de maio

Lote 4120Z025 - vencido em 4 de junho

O que fazer caso esteja no lote vencido?

Se você tomou a vacina da AstraZeneca de um dos lotes após a data de vencimento, procure um posto de saúde com a carteira de vacinação. Faça o registro do erro vacinal e receba as orientações;- Quem tomou vacina com prazo vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias após de ter recebido a dose;- Especialistas dizem que lotes vencidos da vacina Oxford / AstraZeneca não oferecem riscos à saúde, mas é preciso se revacinar;- A vacina não tem o efeito esperado. É como se você não estivesse vacinado.