MENU

BUSCA

Autorização de linha de ônibus entre Florianópolis e Belém gera comentários xenofóbicos na web; veja

Medida da ANTT que libera trajeto interestadual entre Sul e Norte do país foi recebida com críticas por parte internautas

Hannah Franco

A recente autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a operação de uma nova linha rodoviária interestadual ligando Florianópolis (SC) a Belém (PA) gerou forte repercussão nas redes sociais. A notícia acabou revelando um lado preocupante da reação pública: comentários xenofóbicos direcionados a paraenses.

A medida, publicada no Diário Oficial da União, atende a uma decisão judicial que garantiu a uma empresa o direito de operar a linha, com 2.689 seções e paradas em estados como Paraná, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará.

VEJA MAIS

Paraenses já representam quase 9% dos novos moradores de Santa Catarina, aponta IBGE
SC registrou um fluxo forte de moradores que saíram do Pará. As cidades que mais atraíram paraenses foram Joinville e Itajaí

VÍDEO: Amazonense causa polêmica ao criticar Belém e ofender paraenses: 'Cidade fedorenta'
Breendo Teixeira, repórter de Manaus, criticou o aeroporto de Belém e recebeu uma enxurrada de comentários negativos nas redes sociais

Preconceito nas redes

Logo após o anúncio da liberação da nova rota, comentários ofensivos e discriminatórios começaram a circular, especialmente em publicações e perfis do Sul do país. Muitos internautas reagiram de forma negativa à criação da linha, com falas preconceituosas e xenofóbicas contra moradores do Norte, em especial os paraenses.

Alguns usuários chegaram a sugerir que a rota traria uma "invasão" ao Sul e os paraenses só iriam para "construir favelas". As mensagens foram duramente criticadas por outros usuários e levantaram discussões sobre preconceito regional. Confira alguns dos comentários:

O incômodo de alguns internautas, reflete uma reação à crescente presença de paraenses em Santa Catarina. Dados do IBGE divulgados em junho mostram que quase 9% dos novos moradores do estado são originários do Pará. Cidades como Joinville e Itajaí estão entre as que mais recebem esse fluxo migratório.

E você, internauta? O que acha dos comentários dos sulistas?