Ginecologista troca consulta médica por ração para ajudar animais de rua abandonados
O projeto ‘Corrente do Bem’ ajuda seis abrigos no Espírito Santo
A ação liderada pelo ginecologista e obstetra, Rafael Angelo Avance Baggieri, chamada de "Corrente do Bem", conseguiu unir uma maneira de ajudar os animais abandonados e, ao mesmo tempo, auxiliar os pacientes que precisam de um atendimento médico, mas não têm condições de pagar por uma consulta.
O filme "Patch Adams: O Amor é Contagioso" (1998), que fala de um médico que acreditava ser possível curar as pessoas com humor e carinho, incentivou Rafael a seguir os mesmos passos em seus atendimentos.
E, em 2012, o profissional da saúde decidiu juntar o zelo pelos animais e o amor pela profissão e, assim nasceu a corrente solidária. “Veio a ideia de juntar as duas coisas: de atender as pessoas e elas levarem um saco de ração em troca. O projeto foi crescendo. De um abrigo, passou para dois, depois, para três e, agora, a gente ajuda seis abrigos”, explicou.
Hoje em dia, ao menos duas vezes por mês, as portas da sua clínica, em Vila Velha, no Espírito Santo, são abertas para receber o público que necessita de atendimento e, como pagamento, a doação de 1kg de ração.
Mas, Rafael conta que, apesar do maior intuito seja receber as doações com a ajuda de outros médicos de diversas especialidades, quem não consegue comprar o alimento, ainda assim recebe atendimento.
São cerca de 70 pessoas atendidas pelo projeto. Além disso, 250 animais, de seis abrigos diferentes, são beneficiados com as doações do médico.“A gente realiza consultas e até pequenas cirurgias. Por mutirão, a gente arrecada de 150 kg a 200 kg de ração”, informou.
Alguns abrigos ajudados por Rafael realmente precisam muito das ajudas que vem por meio das doações. Ele conta que nem sempre a ração recebida nos atendimentos é suficiente, então acaba completando com o próprio salário, mas não deixa de ajudar a causa animal e fazer o bem.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA