CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Turquia segue para o 2º turno das eleições para presidente; Erdogan abre vantagem

Atual presidente e candidato à reeleição teve desempenho melhor do que o projetado nas pesquisas e liderou a preferência do eleitorado no 1º turno com 49,42% dos votos

O Liberal
fonte

A disputa pela Presidência da Turquia caminha para um 2º turno entre o atual mandatário, Recep Tayyip Erdogan, de 69 anos, e seu principal concorrente, Kemal Kiliçdaroglu, de 74 anos. O primeiro turno foi realizado neste domingo (14). Com 99,38% das urnas apuradas, Erdogan lidera com 49,42% dos votos, enquanto Kiliçdarogl tem 44,95%, conforme dados divulgados pelo Supremo Conselho Eleitoral do país.

Assim como ocorre no Brasil, para ganhar em 1º turno, o candidato precisa ter maioria absoluta dos votos (50% + 1). Apesar de não ter obtido a maioria absoluta, Erdegon surpreendeu com desempenho melhor do que o projetado nas pesquisas divulgadas pelo PolitPro, nas quais Kiliçdaroglu era apontado como favorito da corrida eleitoral durante toda a campanha, aparecendo com 48,9% de intenção de votos em 7 de maio, último levantamento feito. Já Erdogan oscilava entre 41,6% e 43,2% nas pesquisas realizadas de março a maio de 2023. 

VEJA MAIS

image Turquia realiza eleição para escolha de novo presidente; Erdogan está em 2º lugar nas pesquisas
Kemal Kiliçdaroglu liderou a corrida eleitoral durante toda a campanha. Caso 2º turno, a votação será no dia 28 de maio

image Líder do Estado Islâmico morreu em operação na Síria, afirma presidente da Turquia
De acordo com Recep Tayyip Erdogan, líder do grupo terrorista foi morto durante uma operação que ocorreu no sábado na Síria

Entre as propostas do atual presidente, está a manutenção do sistema presidencialista de governo, com a política de redução da taxa de juros –atualmente em 8,5%– e fortalecimento da influência turca na região do Oriente Médio.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO