MENU

BUSCA

Turquia realiza eleição para escolha de novo presidente; Erdogan está em 2º lugar nas pesquisas

Kemal Kiliçdaroglu liderou a corrida eleitoral durante toda a campanha. Caso 2º turno, a votação será no dia 28 de maio

O Liberal

A Turquia realiza, neste domingo (14) eleição para escolha do novo presidente e parlamentares do país. O atual mandatário, Recep Tayyip Erdogan, aparece em segundo lugar nas pesquisas, oscilando entre 41,6% e 43,2% de março a maio de 2023, de acordo com a pesquisa do PolitPro. Já Kemal Kiliçdaroglu, candidato social-democrata da esquerda turca, liderou a corrida eleitoral durante toda a campanha, marcando 48,9% de intenção de votos em 7 de maio, a última realizada pela plataforma antes do pleito. Entre os três principais candidatos também está Sinan Ogan. 

Kiliçdaroglu tem 74 anos e é integrante do Congresso do país desde 2002, liderando a oposição na Casa desde 2010. Uma de suas propostas é o retorno do sistema parlamentar na Turquia, alterado para o presidencialismo em 2017 por Erdogan. Ele também propõe a resolução de impasses com a população curda e aproximação da Turquia com a União Europeia e Estados Unidos. 

VEJA MAIS

Líder do Estado Islâmico morreu em operação na Síria, afirma presidente da Turquia
De acordo com Recep Tayyip Erdogan, líder do grupo terrorista foi morto durante uma operação que ocorreu no sábado na Síria

Turquia usa migrantes em chantagem, diz França
A França acusou Erdogan de usar imigrantes para "chantagear" a UE

Erdogan diz que curdos do YPG não deixaram 'zona segura' da Síria
Mas afirma que respeitará os acordos contanto que Washington e Moscou cumpram suas promessas.

Com 69 anos, Erdogan quer se manter no poder para continuar com o sistema presidencialista de governo, continuar com a política de redução da taxa de juros –atualmente em 8,5%– e fortalecer a influência turca na região do Oriente Médio. Se contar o tempo como primeiro-ministro e presidente, Erdogan está no poder do país há 20 anos.

Mundo