CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Putin acusa Otan de criar falsa 'ameaça russa' para justificar aumento de gastos militares

Presidente russo disse que a "narrativa ocidental" serve para manipular contribuintes

Estadão Conteúdo
fonte

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou nesta quinta-feira, 19, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de alimentar um "mito" sobre supostas intenções expansionistas russas para justificar o aumento de gastos com defesa entre os países da aliança. "A lenda de que a Rússia vai atacar a Europa é a mesma mentira inacreditável que Joseph Goebbels dizia: quanto mais absurda a mentira, mais rápido acreditam", afirmou, em referência ao ministro da propaganda da Alemanha nazista.

Durante encontro com líderes de agências internacionais de notícias, em São Petersburgo, Putin disse que a "narrativa ocidental" serve para manipular contribuintes. "As elites ocidentais sempre usaram a ameaça vinda do leste para tirar dinheiro dos seus cidadãos e encobrir erros econômicos internos", acusou.

Segundo o líder russo, mesmo com o aumento de orçamentos militares para até 5% do PIB em países-membros da aliança atlântica, "isso não faz sentido". Putin afirmou que a Rússia "é autossuficiente em termos de defesa" e que "todas as ameaças que surgirem serão neutralizadas".

"Vocês sabem que os países da Otan gastam hoje US$ 1,4 trilhão em armamentos? Isso é mais do que todos os outros países do mundo juntos, incluindo Rússia e China", comparou. O presidente também questionou a racionalidade de decisões econômicas do Ocidente, como o embargo ao gás russo pela Alemanha.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO