CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Protestos contra aumento de passagem no Chile deixam três mortos

O presidente Sebastián Piñera acionou as Forças Armadas para acompanhar as manifestações

Com informações do UOL

A capital do Chile, Santiago, foi tomada por patrulhas das Forças Armadas neste domingo (20). A medida é uma aposta do presidente Sebastián Piñera para conter a maior onda de protestos em décadas na capital, que já deixou três mortos.
As manifestações, iniciadas na segunda-feira contra o aumento no preço das passagens de metrô em Santiago, se alastraram pelo país e, aos poucos, ganham conotação de um movimento maior de contestação às políticas do governo Piñera.
O presidente optou pelo aumento da militarização do país para tentar controlar a radicalização dos protestos contra o aumento do preço do metrô, apontado por observadores apenas como a ponta do iceberg do cansaço da sociedade com a desigualdade no país.
O auge das manifestações ocorreu nas últimas sexta (18) e sábado (19), quando as forças de segurança foram esmagadas pela multidão. Houve destruição em pontos diversos da capital, entre incêndios em estações de metrô e inúmeros saques em lojas, supermercados, bancos e hotéis.
A situação levou à declaração de emergência no sábado para confiar ao Exército o controle da situação em Santiago, ao qual o governo acrescentou as regiões de Valparaíso (centro), Concepción (sul), as comunas de Coquimbo e La Serena, na região de Coquimbo (norte), e a comuna de Rancagua, O'Higgins (centro).
Em Santiago, mais 1.500 soldados foram destacados esta manhã, totalizando aproximadamente 10 mil oficiais.  Eles são orientados a controlar pontos estratégicos como centrais de abastecimento de água, eletricidade e cada uma das 136 estações de metrô, que são alguns dos alvos mais visados pelos manifestantes.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO