CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pesquisadores acham 49 amuletos em corpo de adolescente mumificado há mais de 2 mil anos

O jovem tinha entre 14 e 15 anos quando morreu e tem 49 amuletos em seu corpo, incluindo uma língua dourada na boca e um escaravelho em formato de coração dourado em seu peito

Gabriel Mansur
fonte

Pesquisados egípcios descobriram 49 amuletos de proteção e uma máscara de ouro dentro e por cima do corpo de um garoto mumificado há mais de dois mil anos atrás. A descoberta foi feita após os pesquisadores realizarem tomografias na múmia que ainda está intocada. 

VEJA MAIS

image Alunos da Ufopa participam de escavação que encontrou ossadas de 4 mil anos atrás
Em conjunto com geógrafos brasileiros, a descoberta foi feita no sítio arqueológico Gruta do Gentio II, em Unaí (MG), onde foi encontrada a primeira múmia brasileira, no final da década de 70

image Arqueólogos anunciam ter descoberto durante raio-x a primeira múmia egípcia grávida
Os cientistas seguem tentando descobrir a possível causa de sua morte da mulher, que segundo a radiografia, tinha cabelos longos e encaracolados, que desciam até os ombros

image Restos mortais de mais de 240 pessoas são encontrados sob antiga loja no Reino Unido
Metade dos restos mortais encontrados são de crianças

O corpo do adolescente, que morreu com 14 ou 15 anos, foi descoberto em 1916, em um cemitério utilizado entre os anos de 332 a.C e 30 a.C, no sul do Egito. Desde então, o corpo do jovem vem sendo preservado. Desembrulhar restos mumificados é um processo destrutivo, e pesquisadores buscam outras maneiras de realizar pesquisas com as descobertas arqueológicas.

Nos últimos anos, pesquisadores utilizam tomografias para observar o que há debaixo dos envoltórios, e foi durante esse processo que descobriram os objetos que adornavam o corpo do adolescente. Na múmia do jovem, foram encontrados 49 amuletos com 21 desenhos diferentes. Naquela época, os antigos egípcios acreditavam que os adornos poderiam ajudar na transição da vida após a morte.

Veja os principais amuletos encontrados no corpo da múmia

  • uma língua dourada colocada na boca;
  • um escaravelho em forma de coração dourado colocado no peito;
  • uma máscara de cabeça dourada, coberta de pedras;
  • cérebro foi substituído por resina.

O adolescente teve todos os órgãos retirados, com exceção do coração, que foi recolocado no corpo.

Vida após a morte

A mumificação era um costume comum entre os antigos egípcios, que acreditavam que, preservando o corpo físico, permitiria que a alma imortal do falecido pudesse viajar para a vida após a morte.

O processo de mumificação era complexo e levava várias semanas para ser concluído. Incluía a remoção de órgãos internos, tratamento do corpo com substâncias químicas para evitar a decomposição e envolvê-lo em lonas e tecidos.Os corpos mumificados eram então colocados em sarcófagos decorados e enterrados em túmulos especiais.

A mumificação era reservada para a classe mais rica e poderosa na sociedade egípcia, mas, à medida que o tempo passou, a prática se tornou mais acessível para a classe média.

(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO