MENU

BUSCA

Novos estudos reforçam teoria de origem dos primeiros casos de Covid-19

As pesquisas apontam que os primeiros casos estavam ligados ao mercado de animais da cidade chinesa de Wuhan

Emilly Melo

A revista “Science”, uma das mais importantes do mundo, publicou duas pesquisas que reforçam a hipótese de que o mercado de animais de Wuhan, na China, foi onde o  Sars-CoV-2 se espalhou de animais para humanos pela primeira vez. Com informações de Associated Press.

Uma das pesquisas mapeou os padrões de transmissão onde foram detectados os primeiros casos da doença, e mostrou um agrupamento de casos centrados dentro do mercado na cidade chinesa. 

VEJA MAIS

Origem da Covid-19: OMS recomenda investigação aprofundada sobre possível acidente de laboratório
Nova posição surge um ano depois dessa possibilidade ter sido apontada como "extremamente improvável” pela própria OMS

Coronavírus pode ter sido criado em laboratório chinês
Congresso norte-americano, instituições e imprensa internacional intensificam cobrança para novas investigações sobre origem do coronavírus. Uma das hipóteses é que o vírus tenha se espalhado após acidente em laboratório chinês

Em Marabá, aumento de casos de covid-19 preocupa autoridades
Quem procura por atendimento médico no Hospital Municipal de Marabá, no sudeste do estado, já sente na pele os impactos do aumento de casos de Covid-19 na cidade

Casos de covid-19 subiram em 700% no município de Santarém, afirma o Laboratório da Ufopa
O município desobrigou o uso de máscaras de proteção em ambientes abertos e fechados em abril deste ano.

O outro estudo concluiu que as duas primeiras linhagens identificadas do coronavírus estavam geograficamente ligadas ao mercado, com a suspeita de que tenham se espalhado de animais para humanos em duas ocasiões separadas.

Embora nenhuma das duas análises tenha sido realizada no laboratório de Wuhan, ambas vão na contramão e classificam como “improvável”, segundo os cientistas, a hipótese levantada no início da pandemia de que o coronavírus tivesse sido fabricado ou vazado do laboratório. Em junho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório com resultado inconclusivo sobre a fonte da doença. 

(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)

Mundo