Nova Zelândia proíbe venda de cigarro para nascidos a partir de 2009; medida vale para a vida toda
Descumprimento da decisão, que faz parte de um dos pacotes de medidas antifumo mais rígidos do mundo, pode levar a multa de quase R$500 mil
Um pacote de novas leis antifumo, aprovadas pelo Parlamento da Nova Zelândia, proibiu a venda de tabaco para qualquer pessoa nascida a partir do dia 1º de janeiro de 2009 durante toda a sua vida. O descumprimento da decisão pode gerar uma multa de até 150 mil dólares neozelandeses, quase R$ 500 mil.
VEJA MAIS
Aprovadas nesta terça-feira (13), as medidas representam um dos pacotes mais rígidos do mundo. Além da providência citada anteriormente, a legislação também prevê a redução da nicotina comercializada nos produtos e também deve diminuir em 90% o número de varejistas autorizados a vender o produto, de seis mil para 600, até o final de 2023.
A Nova Zelândia pretende tornar o país “livre de fumo” até 2025. O país tem uma das menores taxas de fumantes entre os 38 participantes da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne as economias mais avançadas do mundo, além de alguns países emergentes.
(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)