Mais de 40 sepulturas judaicas são pichadas com suásticas na Alemanha
Autoridades locais estimam os danos em 20 mil euros (quase R$ 105 mil)
Mais de 40 sepulturas judaicas do cemitério de Cothen, no leste da Alemanha, foram pichadas com suásticas, simbolo que representa o nazismo. A polícia local disse que o vandalismo contra os túmulos tenha sido cometido entre sexta (15) e terça-feira (19). Ninguém foi preso até o momento.
As autoridades estimam os danos em 20 mil euros (quase R$ 105 mil) e estão em busca de “qualquer pessoa que possa fornecer informações sobre possíveis suspeitos”. Cothen, a antiga capital do principado de Anhalt-Köthen, é lembrada por ter acolhido o compositor Johann Sebastian Bach no século XVIII.
VEJA MAIS
Onda de atos antissemitas na Alemanha
Nos últimos anos, a Alemanha foi testemunha do ressurgimento de atos antissemitas - pessoas que praticam preconceito, hostilidade ou discriminação contra judeus em geral, mesmo não sendo o único povo semita -, que lembram os anos sombrios do Nacional-Socialismo, partido político de extrema-direita cujo programa e ideologia ficou marcado pelo antissemitismo radical.
No ano de 2019, Stephan Balliet, alemão de 28 anos, simpatizante com ideologias de extrema-direita e conspiracionistas, tentou invadir o templo de Halle, onde judeus realizam seus cultos, situada na mesma região da Saxónia-Anhalt, com o objetivo de cometer um massacre no feriado judaico de Yom Kippur.
Ele não conseguiu entrar no local sagrado, onde havia muitos fiéis, mas matou um pedestre e um homem que se refugiava em um restaurante, antes de ser preso.
(Gabriel Bentes, estagiário sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web de OLiberal.com)