MENU

BUSCA

Além da suástica: confira outros cinco símbolos nazistas pouco conhecidos

Após a divulgação de uma foto do suspeito pelo atentado contra a vice-presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, apresentando uma tatuagem semelhante ao “Sol Negro”, este e outros símbolos de grupos neonazistas vieram à tona

Juliana Maia

Na última quinta-feira (1), o brasileiro Fernando Andrés Sabad Montiel foi preso após tentar matar Cristina Kirchner, vice-presidenta da Argentina. A imprensa argentina divulgou imagens do criminoso que mostram uma das tatuagens dele, semelhante ao símbolo do “Sol Negro”, associado ao nazismo. Além deste, há outros emblemas que também fazem referência e apoiam o movimento extremista difundido por Hitler durante a 2ª Guerra Mundial. Veja:

VEJA MAIS

O símbolo, recentemente visto nos uniformes de alguns militares ucranianos na guerra contra a Rússia, foi utilizado por seguidores de Hitler, principalmente por um grupo de ocultismo nazista liderado por ele. Na época da 2ª Guerra Mundial, o Sol Negro estava presente no piso de um dos salões principais do Castelo de Wewelsburg, sede da polícia nazista. O símbolo é uma espécie de roda, composto por dois círculos concêntricos e raios que partem do círculo menor para o maior e são semelhantes à suástica.

Runa de Odal

 

Estas runas originalmente faziam parte de uma religião chamada Odinismo e não possuíam ligação com o nazismo. Com a tomada de Hitler ao poder, as runas tiveram a tradução modificada. Para Hitler e seus apoiadores, elas significam sangue e solo, fazendo referência aos neonazistas espalhados pelo mundo.

Segundo informações divulgadas pelo portal Uol, o sociólogo David Vega afirma que, para estes extremistas, esta runa significa que não importa onde a pessoa nasça, se ela tem sangue “ariano”, pertencerá ao seu solo de origem [Alemanha]. 

De acordo com os pesquisadores, este símbolo era utilizado por uma sociedade secreta vinculada ao partido de Hitler e, onde ele e seus apoiadores realizavam rituais. Atualmente, é usado por neonazistas como uma forma de declarar apoio e não serem presos, já que apoiar o nazismo é crime e a suástica é o símbolo mais popularmente associado a esta ideologia.

Números 14- 88

Estes números são frequentementes vistos em bordados e tatuagens, representando, de forma cifrada, o apoio a Hitler. O número 14 é utilizado para representar o slogan de 14 palavras do neonazista americano David Lane, que diz “nós devemos assegurar a existência de nosso povo e o futuro das crianças brancas”.

O número 88 é uma referência ao H, oitava letra do alfabeto, que utilizado em sequência forma as iniciais HH, abreviação de “Heil Hitler“, uma das saudações nazistas.

Totenkopf 

O nome do emblema significa "caveira" em alemão. Originalmente, surgiu como um símbolo militar da Prússia, mas, assim como a Runa do Odinismo, foi resgatado pelo Partido Nazista. É um dos símbolos associados a esta ideologia, bastante usado por neonazistas, recentemente visto em várias bandeiras de torcidas de futebol.

Runa do Lobo

image O símbolo é conhecido como Runa do Lobo ou Wolfsangel (Reprodução/Twitter)

O símbolo original faz referência a uma armadilha de lobos, que era muito utilizada no passado. No período da 2ª Guerra, passou a ser um emblema associado ao nazismo e, atualmente, continua sendo difundido por neonazistas.

(Estagiária Juliana Maia, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Mundo