MENU

BUSCA

Holandesa de 28 anos opta por eutanásia devido a problemas de saúde mental

Após anos de tratamento, os médicos concluíram que não havia mais opções viáveis

O Liberal

Zoraya ter Beek, uma holandesa de 28 anos, será submetida à eutanásia em maio devido a graves problemas de saúde mental, incluindo depressão, autismo e transtorno de personalidade limítrofe, também conhecido como síndrome de borderline, conforme relata o NY Post. Após anos de tratamento, os médicos concluíram que não havia mais opções viáveis.

Ela falou de sua decisão ao Free Press, afirmando que os médicos informaram que não havia mais tratamento disponível, e sempre deixou claro que a eutanásia seria uma opção caso não houvesse melhora.

Holanda legalizou a eutanásia em 2001

O procedimento será realizado na casa de Zoraya, onde um médico administrará um sedativo seguido de medicação para parar o coração. Ela solicitou a presença do namorado durante o processo. Após a eutanásia, seu corpo será cremado e suas cinzas espalhadas em uma floresta.

A Holanda legalizou a eutanásia em 2001, e desde então, o número de casos tem aumentado. Em 2022, a eutanásia representou 5% de todas as mortes no país.

Em fevereiro, o ex-primeiro-ministro holandês, Dries van Agt, de 93 anos, e sua esposa morreram de mãos dadas por eutanásia.

Mundo