MENU

BUSCA

Guerra Ucrânia e Rússia: o que se sabe até agora, 23/02

Veja as principais notícias sobre o conflito iniciado com a invasão russa autorizada pelo presidente Vladimir Putin a Kiev e ao leste ucraniano

O Liberal

A guerra entre Ucrânia e Rússia tem assustado o mundo desde a madrugada do dia 24 de fevereiro de 2022, quando o presidente russo, Vladimir Putin, autorizou e já iniciou o ataque a bombas ao território ucraniano. O bombardeio começou na capital Kiev e em outras cidades do leste da Ucrânia. Em quase ano, o conflito resultou em milhares de mortos e feridos. Veja abaixo as principais notícias sobre a guerra:

O ataque da Rússia à Ucrânia

23/02/22 • O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez um pronunciamento aos cidadãos russos, na noite desta quarta-feira (23), em tom de ameaça aos demais países. “Quem tentar interferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na história”, declarou, ao anunciar o início da operação militar no leste da Ucrânia.

04/03/22 • Chegado o oitavo dia do conflito armado entre Rússia e Ucrânia, mais de um milhão de pessoas já deixaram o território ucraniano em direção a nações que fazem fronteira na Europa Oriental. Para se ter uma ideia, a Ucrânia mantinha uma população de mais de 40 milhões de pessoas, sendo o oitavo país mais populoso de toda a Europa. 

24/02/22 • Brasileiros que moram na Ucrânia estão relatando por redes sociais e entrevistas o drama após a invasão da Rússia na Ucrânia na manhã desta quinta-feira (24). A publicitária paraense Cristiane Barros Nedashkovskaya, 30, mora em Bila Tserkva, na região metropolitana de Kiev, uma das cidades atingidas pelos ataques aéreos.

24/02/22 • Com o início do ataque russo à Ucrânia, cerca de 20 brasileiros, entre eles algumas crianças, ficaram presos em um hotel localizado na cidade de Kiev, capital ucraniana. Em um vídeo que começou a circular nas redes sociais, eles pedem ajuda à embaixada brasileira para deixar o país.

Jogadores brasileiros e familiares presos em hotel na Ucrânia pedem socorro à embaixada; assista
O grupo é composto por cerca de cerca de 20 brasileiros, entre eles algumas crianças. Eles saíram de suas casas assim que a Rússia começou a atacar a Ucrânia

27/02/22 • Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, os jogadores brasileiros foram imediatamente lembrados, porque aquele país tem sido um destino dos atletas há vários anos. São 30 jogadores brasileiros que atuam na primeira divisão do futebol ucraniano. E, na manhã deste domingo (27), chegaram, fugindo da guerra, os jogadores Gabriel Busanello, Felipe Pires e Fabricio Rodrigues, o “Bill”, ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Eles atuam no time ucraniano Dnipro. 

Jogadores brasileiros que atuam na ucrânia voltam ao Brasil
Três atletas desembarcam em São Paulo e falam da saga para sair do país em guerra

Entenda o contexto histórico do conflito entre Rússia e Ucrânia

27/02/22 • Para entender a crise entre a Rússia e a Ucrânia, é preciso olhar para o passado. As duas repúblicas possuem uma longa história, permeada de momentos de guerra e paz, crises e acordos. A soma de todos esses fatores resultou na invasão da Ucrânia por parte da Rússia no dia 24 de fevereiro de 2022. Ao contrário das civilizações americanas, nascidas de processos coloniais por parte de países já estabelecidos, as nações europeias nasceram do conflito entre civilizações distintas ao longo de milhares de anos. Quando os povos eslavos do oriente apareceram no século 6, eles rumaram para o Leste Europeu e por lá se estabeleceram. No século 9, os vikings da denominação Rus avançaram sobre o território que hoje é a Ucrânia, e fundaram a Rússia de Kiev, ou Rússia Kievana, uma confederação com os povos eslavos do leste que tinha como capital a cidade de Kiev. Por isso, desde então, os russos reivindicam Kiev como o berço da "civilização russa". 

Entenda o contexto histórico do conflito entre Rússia e Ucrânia
Veja os meandros da relação entre dois países que já fizeram parte da antiga União Soviética


O que especialistas falam sobre a guerra na Ucrânia

25/02/22 • Ex-ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, destacou que espera uma posição mais direta do Brasil sobre o conflito. Assista abaixo!


Consequências da guerra entre Rússia e Ucrânia

28/02/22 • Em meio a pressão internacional devido à guerra na Ucrânia, a FIFA excluiu a Rússia das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Segundo o site da entidade, a punição estende aos clubes russos e às seleções masculina, feminina e de base. 

Oficial: Fifa exclui Rússia da Copa do Mundo devido à guerra na Ucrânia
Punição se estende às seleções masculina, feminina e de base.

28/02/22 • Apesar de não estar diretamente envolvido no conflito entre Rússia e Ucrânia, o Brasil, assim como muitos outros países, será fortemente afetado pelo embate. A economia brasileira é uma das principais áreas que sofrerá impactos, devido às associações e vínculos com outras nações ligadas aos dois países envolvidos nesta guerra. A paralisação no abastecimento de produtos do mercado internacional preocupa e trará prejuízos ao bolso da população, principalmente no que diz respeito ao petróleo e à alimentação.

Rússia x Ucrânia: Preço da gasolina e alimentos irão aumentar devido o conflito; entenda
O Brasil e vários outros países serão muito afetados economicamente pelo confronto

Mais fatos sobre a Guerra

03/03/22 • Rússia e Ucrânia entram em acordo para formar corredores humanitários para civis em fuga dos países.

13/03/22  Rússia avança para o oeste da Ucrânia, disparando mísseis contra uma base em Yavoriv, perto da fronteira com a Polônia, membro da Otan. O ataque deixa 35 pessoas mortas e 134 feridos.

03 e 04/04/22  Ucrânia acusa a Rússia de crimes de guerra após encontrar uma vala comum e corpos de pessoas baleadas na cidade recapturada de Bucha. A Rússia nega responsabilidade e afirma que as imagens de corpos foram encenadas.

08/04/22 • Ucrânia acusa a Rússia de atacar com mísseis uma estação de trem em Kramatorsk que deixou pelo menos 52 pessoas, onde tentavam fugir da ofensiva no leste ucraniano. A Rússia nega responsabilidade mais uma vez.

25/05/22 • O Ministério da Defesa da Ucrânia divulga que começou a utilizar canhões Caesar, tidos como carro-chefe da artilharia francesa. Valery Zaluzhny, comandante das Forças Armadas da Ucrânia, diz que ele  permite atingir o inimigo a uma distância de 20 quilômetros ou mais da linha de frente com alta precisão.

02/06/22  O Exército russo aumenta o cerco no leste da Ucrânia, controlando 20% do território ucraniano, ou seja, em torno de 125.000 km2.

28/07/22  Guerra da Ucrânia entra em sua terceira grande fase. Ucrânia amplia contraofensiva, enquanto a Rússia retoma o avanço no leste ucraniano atacando com mísseis.

02/08/22  Rússia acusa os Estados Unidos de envolvimento direto na Guerra da Ucrânia compartilhando informações de inteligência entre Washington e Kiev, capital do país ucraniano. As afirmações vieram após o vice-chefe da inteligência militar ucraniana, Vadim Skibitski, afirmar que o sucesso do uso dos foguetes de longa distância lançados pelos sistemas americanos Himars se devia às "excelentes imagens de satélite e informação em tempo real".

28/09/22  O porta-voz da Rússia Dmitri Peskov disse que a guerra da Ucrânia irá durar "no mínimo até a liberação da República Popular de Donetsk". Foi a primeira vez que o país definiu uma meta da guerra.

10/10/22  Após mais de três meses sem ataques, Kiev volta a ser bombardeada pela Rússia. Na ocasião, 14 civis morreram e 97 ficaram feridos. A Rússia atacou ainda outras cidades grandes da Ucrânia, indicando uma nova fase de escalada do conflito.

15/11/22 • A cúpula do G20 na Indonésia aumenta a pressão internacional sobre a Rússia para encerrar a guerra na Ucrânia, alegando que o conflito teve consequências devastadoras em todo o mundo. 

23/12/22 • Vladimir Putin afirma que a Rússia quer o fim da guerra na Ucrânia com uma solução diplomática. A fala do presidente ocorre um dia após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, receber o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, na Casa Branca. Na ocasião, Biden anunciou um novo pacote de ajuda militar de US$ 1,85 bilhão, incluindo um sistema de defesa antimísseis Patriot. 

Fatos de 2023

11/01/23 • Rússia troca de comando na guerra na Ucrânia. O Ministério da Defesa russo nomeou o general Valery Gerasimov como novo comandante de operação na Ucrânia. A vaga era ocupada pelo militar Sergei Surovikin, que havia sido nomeado em outubro de 2022. Além dessas mudanças, a pasta definiu Oleg Saliukov e Alexei Kim como adjuntos.

18/02/23 • O presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky devem conversar por telefone após o feriado de Carnaval. Será a primeira conversa entre os dois chefes de Estado. Desde o início do conflito, o governo brasileiro tem mantido uma posição neutra sobre o assunto.

20/02/23 • Joe Biden visita a Ucrânia em uma demonstração de apoio antes de completar um ano do início da invasão da Rússia. Durante a passagem, o presidente dos EUA anunciou um novo pacote de ajuda militar no valor de US$ 500 milhões.

21/02/23 • A União Europeia deve fechar o 10º pacote de sanções contra a Rússia pela invasão da Ucrânia até esta quarta-feira (22), caso os governos da UE consigam superar as diferenças sobre a proibição das importações russas de borracha e diamantes. O novo pacote, no valor de 11 bilhões de euros, também deve incluir, pela primeira vez, a proibição de todas as exportações para sete entidades iranianas que supostamente fabricam itens usados pela Rússia na guerra.

21/02/23 • O vice-chanceler Mikhail Galuzin disse em uma entrevista à agência estatal russa Tass que a Rússia está analisando a proposta feita pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a criação de um grupo de países não envolvidos na Guerra da Ucrânia para tentar mediar uma saída pacífica para o conflito que completa um ano nesta sexta (24).

Resumo sobre a guerra Rússia Ucrânia

• O que está acontecendo entre Ucrânia e Rússia?
A Ucrânia está lutando contra as forças russas, após o presidente Putin começar a bombardear o leste ucraniano e outras regiões, incluindo Kiev. Mas, o que teria acontecido para a briga existir? 

Edifício residencial é atingido por míssil em Kiev, na Ucrânia; vídeo
O caso foi registrado por câmeras de segurança da localidade, que flagraram o momento em que a edificação foi atingida em cheio

Rússia diz que lançou mísseis durante a noite, mas não atingiu moradores de Kiev
Vídeos surgiram ao longo da madrugada mostrando um prédio residencial perto da capital ucraniana parcialmente destruído após ataque

• Entenda o porquê da Rússia querer invadir a Ucrânia
Em novembro do ano passado, comunidades internacionais já compreendiam supostas ameaças russas contra a Ucrânia.  O motivo? Conflitos da época da Guerra Fria, que envolviam costumes e heranças históricas, que nunca foram resolvidas. Hoje, a soma de problemas fez com que Putin quisesse criar uma ‘retaliação’ com um ataque militar. 

Jovem Pan e emissora de TV exibem cenas de videogame ao citar invasão na Ucrânia
A cena em que um avião é atacado por mísseis é do jogo 'Arma 3'

Geográficos também acreditam que trata-se  de uma crescente aproximação entre a Ucrânia com o Ocidente, o que não teria agradado nada os russos. Principalmente, porque o governo local teria interesse em fazer parte da  Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ou mesmo na União Europeia (UE). 

Presidente Volodymyr Zelensky grava vídeo nas ruas de Kiev: 'Defendemos a Ucrânia'; assista
Após rumores de que ele teria fugido do País, Zelensky afirma: ‘Estamos aqui'

• Qual o motivo da invasão russa?
A invasão russa a Ucrânia teria sido motivado por antigas divergências estratégicas entre Moscou e os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a qual o país europeu teria interesse em fazer parte. 

Por que a Rússia invadiu a Ucrânia; entenda o motivo da guerra
O país europeu foi invadido por tropas russas, na madrugada desta quinta-feira (24). O conflito ganhou grandes proporções no decorrer do dia. Saiba de fato o que aconteceu e como culminou a guerra

• Por que os russos invadiram Chernobyl?  
De acordo com os professores de História, a antiga usina fica na fronteira da Ucrânia com a Bielorússia,  um país que está dando apoio à Rússia no conflito com Kiev.  Os reatores, que chamaram atenção, estão na fronteira com a Bielorrússia, próximo a cidade ucraniana Pripyat.

Rússia passa a restringir Facebook por suposta censura
Justificativa do governo é que a reguladora da rede social teria censurado perfis de veículos locais

• Qual a importância de Chernobyl na guerra Rússia x Ucrânia?
Até 1994, a Ucrânia chegou a ser o terceiro país com maior arsenal nuclear do mundo. Mas, quando assinou o Memorando de Budapeste, abriu mão das armas. Contudo, na usina de Chernobyl, território ucraniano, ainda há uma grande quantidade de material nuclear, o que chama atenção dos russos. 

Além da usina ser um forte símbolo da antiga União Soviética. Unidos a todos estes fatores, a importância para os russos de invadir Chernobyl está em dominar tudo o que sobrou de negativo da ‘era soviética’.  

Entenda o que levou as tropas russas invadiram Chernobyl e a 'guerra bélica’ que ação pode causar
A cidade da Ucrânia tentou resistir, mas foi invadida, na tarde desta quinta-feira (24), por militares russos

Mundo