CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Gripe do tomate': saiba o que é o novo vírus que vem afetando crianças

Muito confundida com a Covid-19 e com a 'doença de Mão, Pé e Boca', a doença recebe o nome das bolhas que causa, que se parecem com tomates

O Liberal
fonte

Uma nova infecção viral, apelidada de "gripe do tomate" ou "febre do tomate", vem afetando criaças na Índia. De acordo com autoridades de saúde do país, até o final do último mês de julho, pelo menos 82 menores de cinco anos contraíram a doença, que frequentemente é confundida com a "doença de Mão, Pé e Boca", ou mesmo com a Covid-19, e recebe o nome das bolhas que causa, que se parecem com tomates. Com informações da CNN.

image Varíola dos Macacos: sobe para três o número de casos positivos da doença em Belém
Segundo a Sespa informou, 10 casos suspeitos da doença seguem em investigação no Pará. Três deles em Belém.

image Langya: China identifica novo vírus em humanos; há pelo menos 35 pessoas infectadas no país
Os pacientes diagnosticados com Langya mantinham contato frequente com animais. A taxa de letalidade desta família de vírus é entre 40% e 75%

A "gripe do tomate" foi identificada pela primeira vez no distrito de Kollam, em Kerala. As outras áreas afetadas são Anchal, Aryankavu e Neduvathur. Em maio, o Ministro da Saúde do estado indiano de Karnataka emitiu instruções de alerta máximo, conforme casos eram relatados na região. O pedido era para que os estados vizinhos monitorassem as crianças quanto a quaisquer sinais e sintomas, mas ressaltou que a situação não estava fora do controle.

Ainda não se sabe o que pode ter originado o surto do microrganismo, mas especialistas publicaram nesta semana um artigo na revista científica The Lancet, dizendo que pode se tratar de uma nova variante da já conhecida "Mão, Pé e Boca", doença infecciosa causada pelo vírus Coxsackie.

image Doença mão-pé-boca: o que é, sintomas e tratamento
Infecção afeta mais de 150 mil crianças e bebês por ano no Brasil

image Saiba tudo sobre a "síndrome mão-pé-boca" e como prevenir e cuidar da doença
Crianças são principais atingidas por vírus Coxsackie: sintomas exigem atenção

Os cientistas ressaltam ainda que, na maioria dos casos, as crianças infectadas tiveram uma infecção anterior por Chikungunya e dengue. Eles classificam ainda a doença como infecção viral rara e dizem que está em estado endêmico no país. Apesar disso, o risco de morte é considerado baixo.

A “gripe do tomate” é considerada autolimitada, ou seja, tem começo, meio e fim. No entanto, não existe, até o momento, nenhum medicamento específico para tratá-la. Apesar de apresentar sintomas semelhantes à doença causada pelo SARS-CoV-2, pesquisadores afirmam que o vírus da febre do tomate não tem ligação com o coronavírus.

Sintomas e tratamento

Os principais sintomas observados em crianças com gripe do tomate são semelhantes aos da Chikungunya, que incluem febre alta, erupções cutâneas e dor intensa nas articulações. Pacientes também apresentaram fadiga, náuseas, vômitos, diarreia e desidratação.

Nas crianças com esses sintomas, são realizados exames moleculares e sorológicos para o diagnóstico de dengue, Chikungunya, Zika vírus, varicela-zoster e herpes. De acordo com o documento da The Lancet, uma vez que essas infecções virais são descartadas, a contração do vírus do tomate é confirmada.

Como a gripe do tomate é semelhante à Chikungunya e à dengue, bem como à doença de Mãos, Pés e Boca, o tratamento também é semelhante – ou seja, isolamento, repouso, bastante líquido e esponja de água quente para aliviar irritações e erupções cutâneas. A terapia de suporte de analgésico para febre e dor no corpo e outros tratamentos sintomáticos são necessários.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO