Gabriel Attal se torna o primeiro-ministro mais jovem e o primeiro abertamente gay da França

Nomeação ocorreu nesta terça-feira, um dia depois do presidente Emmanuel Macron aceitar a demissão de Élisabeth Borne

O Liberal
fonte

Um dia depois de aceitar o pedido de demissão de Élisabeth Borne, o presidente francês, Emmanuel Macron, nomeou Gabriel Attal como o novo primeiro-ministro do país, nesta terça-feira (9). Com 34 anos, Attal se torna a pessoa mais jovem a assumir o cargo e também é o primeiro chefe de governo abertamente gay na história da França

image Élisabeth Borne e Gabriel Attal  (EMMANUEL DUNAND/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)
 

No cargo, ele será um líder do governo no Parlamento e subordinado ao presidente, diferente de outros países, como a Inglaterra, onde o primeiro-ministro, na prática, atua como chefe do Poder Executivo. Antes de ser nomeado, Gabriel Attal era ministro da Educação, função que assumiu há cerca de seis meses. 

VEJA MAIS

image Elisabeth Borne, primeira-ministra da França, pede demissão
Segundo fontes próximas ao Executivo, espera-se que Macron nomeie o jovem ministro da Educação, Gabriel Attal, como sucessor.

image Macron quer que França faça parte de bloco de países da Amazônia
Presidente francês defendeu que seu país passe a integrar a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), por causa da Guiana Francesa

A ex-primeira-ministra, Elisabeth Borne, de 62 anos, apresentou sua carta de demissão nesta segunda-feira (8). Ela estava no cargo desde maio de 2022 e foi a segunda mulher a chefiar o governo francês, mas não conseguiu maioria absoluta no Parlamento. Em sua gestão, houve discussões da reforma da Previdência, imposta por decreto, e por um episódio de distúrbios urbanos em meados de 2023.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO