Estudo revela preferência de recrutadores por trabalhadores mais velhos e desafios com a Geração Z

Geração nascida entre 1995 e 2010 está prestes a ultrapassar os Baby Boomers na força de trabalho

O Liberal
fonte

Um estudo conduzido em janeiro pelo software para currículos ResumeBuilder revelou que mais de 30% dos recrutadores têm preferência por contratar trabalhadores mais velhos em comparação aos candidatos da Geração Z. Além disso, 30% dos entrevistados admitiram ter demitido um membro da Geração Z dentro dos primeiros 30 dias de trabalho.

Os dados do Glassdoor indicam que a Geração Z, nascida entre 1995 e 2010, está prestes a ultrapassar os Baby Boomers na força de trabalho este ano, um fenômeno que preocupa muitos gestores, segundo o site americano onde funcionários avaliam anonimamente as empresas.

VEJA MAIS

image Vendedores de Belém apostam em diferentes técnicas para conquistar clientes de várias gerações
Profissionais se adaptam ao perfil de clientes baby boomers, da geração X, millennials ou da geração Z

image Mercado de trabalho reúne quatro gerações de profissionais pela primeira vez
Choque entre as gerações é um desafio a ser superado nas empresas, avaliam especialistas

O processo de recrutamento revela algumas preocupações: profissionais de RH apontam que os candidatos da Geração Z frequentemente não se vestem adequadamente (58%), evitam o contato visual (57%), apresentam exigências salariais irrealistas (42%), têm dificuldades de comunicação (39%) e demonstram pouco interesse ou engajamento (33%).

Após a contratação, os trabalhadores da Geração Z enfrentam desafios comportamentais, sendo frequentemente descritos como arrogantes (60%) e difíceis de gerenciar (26%), entre outros aspectos.

Os desafios comportamentais enfrentados pelos profissionais da Geração Z podem ser divididos em duas categorias principais. Alguns envolvem questões de etiqueta básica, como dificuldades com contato visual, vestimenta apropriada e habilidades de comunicação. Outros problemas são mais complexos, incluindo mentiras (relatadas por 21% dos gestores), falta de ética de trabalho (57%), dificuldades de relacionamento com colegas (22%) e pontualidade para o trabalho e reuniões.

Enquanto para os Baby Boomers o sucesso era definido por conquistas profissionais, a Geração Z traz uma perspectiva diferente, mais focada na realização pessoal e na liberdade do que na ascensão corporativa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO