MENU

BUSCA

Estudo mostra que vacina da Pfizer é eficaz em crianças com menos de 5 anos

Se liberado, os imunizantes poderão começar a ser aplicados na próxima semana

Emilly Melo

Um estudo divulgado pelas autoridades de saúde dos Estados Unidos, do último dia 12, mostra que a vacina da Pfizer é eficaz contra a covid-19 em crianças com menos de 5 anos. A pesquisa pode servir de base para aplicação do imunizante nessa faixa etária, que é a única que ainda não pode receber o medicamento. 

VEJA MAIS

Covid-19: Vacina de spray nasal pode ser o 'fim da pandemia'; saiba como funciona
O imunizante atuará diretamente na porta de entrada do vírus, impedindo a contaminação e principalmente, a transmissão do agente causador da doença

Diário Oficial da União publica lei que autoriza doação de vacinas a outros países
Caberá ao Ministério da Saúde intermediar as doações e definir quantitativos e destinatários dos imunizantes doados

Anvisa prorroga uso emergencial de vacinas contra a covid-19
Pela nova determinação, a entidade garantiu a liberação dos imunizantes por mais um ano no Brasil. Após esse prazo, as empresas terão que pedir o registro sanitário definitivo

A Food and Drug Administration (FDA) divulgou a análise sobre a eficácia da Pfizer antes de uma reunião que irá acontecer nesta quarta-feira (15), para decidir se a vacina deve ser aplicada no país para a faixa etária. A FDA também publicou uma análise semelhante dos imunizantes da Moderna para crianças menores de 6 anos. Se liberado, a vacinação poderá começar a ser aplicada na próxima semana. 

Segundo a FDA, as crianças que receberam a Pfizer durante os testes desenvolveram altos níveis de anticorpos. As três doses apresentam eficácia de 80% na prevenção da covid-19, embora o cálculo tenha se baseado em apenas 10 casos diagnosticados entre os participantes do estudo. No entanto, o número pode mudar à medida que o estudo continua. 

(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)

Mundo