Criança morre após contrair ameba rara 'comedora de cérebro'

A ameba em questão entra pelo nariz e sobe até o cérebro, onde destrói o tecido cerebral

O Liberal

Uma criança morreu após contrair uma ameba rara 'comedora de cérebro' em uma fonte do condado de Arlington, nos Estados Unidos. Ela veio a óbito no dia 11 de setembro, porém, a confirmação da morte veio pelas autoridades apenas na segunda-feira (29). As informações são da CNN Brasil.

Segundo o comunicado à imprensa, a criança deu entrada no hospital no dia 5 de setembro, com meningoencefalite amebiana primária, uma infecção causada pela ameba Naegleria fowleri. A ameba em questão é encontrada no solo e em água doce quente, como lagos, rios, fontes, piscinas mal conservadas ou sem cloro. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o organismo é infectado quando a água que contém a ameba entra pelo nariz, de lá, ela sobe até o cérebro e destrói o tecido cerebral. O CDC avaliou que a criança provavelmente foi exposta a ameba enquanto brincava com os respingos, depois que os testes confirmaram a presença ativa em amostras de água do parque.

Após serem notificados da situação, o departamento de saúde iniciou uma investigação e identificou duas fontes que poderiam estar contaminadas: a casa da família no condado de Tarrant e a fonte do Don Misenheimer Park em Arlington. A cidade fechou os pontos e outras três fontes públicas para o resto do ano. As autoridades municipais identificaram também algumas falhas nos procedimentos de manutenção e equipamentos das fonte recreativas e que, muitas vezes, os funcionários não realizavam o teste de qualidade da água antes de abrir a instalação todos os dias. O teste inclui a verificação de cloro, que é usado como desinfetante. A água potável da cidade não foi afetada.

Apesar de raras, as infecções pela ameba foram identificadas em 34 pessoas entre 2010 e 2019 nos Estados Unidos. Dos casos, 30 foram por água recreativa, três por infecções ao realizar irrigação nasal com água da torneira contaminada e uma por água da torneira usada em um  Slip ‘N Slide de quintal. Os principais sintomas da infecção são dor de cabeça, febre, náuseas e vômitos. A doença progride rapidamente e geralmente causa a morte entre um e 18 dias depois do início dos sintomas.

Palavras-chave

Mundo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO