MENU

BUSCA

Congresso do Peru derruba o presidente Pedro Castillo

Chefe do Executivo tentava dissolver o Congresso, mas parlamentares fizeram uma contraofensiva

O Liberal

O Congresso Nacional do Peru reagiu à tentativa do presidente do Peru, Pedro Castillo, de tentar dissolver o Parlamento inaugurando um regime de exceção com toque de recolher. Os parlamentares destituíram Castillo por "incapacidade moral", ignorando a decisão do chefe de Estado de dissolver o Parlamento. A votação ocorreu logo após a decisão de Cartillo. O jornal local El Comercio publicou que Castillo foi levado detido na sede da prefeitura. As informações são da AFP.

VEJA MAIS

Presidente do Peru, Pedro Castillo anuncia dissolução do Congresso e 'governo de exceção'
Respondendo a um processo de impeachment, Castillo declarou estado de emergência no Peru e impôs toque de recolher em todo o país

Castillo anuncia reforma constitucional após assumir a presidência do Peru
Professor assume mandato em clima de esperança para metade dos seus compatriotas e de medo para a outra

Dina Boluarte, vice-presidente de Castillo, foi convocada pelo Congresso para assumir a presidência e deve ser empossada às 15h de Lima (17h de Brasília).

A vice-presidente publicou em suas redes sociais que repudia "a decisão de Pedro Castillo de praticar a quebra da ordem constitucional com o fechamento do Congresso".


A destituição de Castillo foi aprovada por 101 votos de um total de 130 congressistas. A votação foi realizada na sede do Congresso e foi transmitida ao vivo pela televisão.

Mundo