Cientistas encontram evidências de um oceano dentro da Terra
Os estudos apontam que as profundezas do planeta podem ter o equivalente a seis vezes a quantidade de água de todos os oceanos existentes
Cada vez mais as histórias contadas nos livros de ficção parecem mais próximas da realidade do que se supunha. Uma pesquisa feita recentemente por geólogos alemães, da Universidade Goethe, revelou que as camadas internas do planeta Terra abrigam um ambiente cheio de água. A descoberta foi possível após um avançado estudo feito por meio de diamantes. Entenda o caso.
VEJA MAIS
De acordo com os pesquisadores, o interior da Terra pode ter o equivalente a seis vezes a quantidade de água de todos os oceanos existentes. Essa grande quantidade de líquido estaria na chamada zona de transição - camada que separa o manto superior do inferior, a uma profundidade entre 410 e 660 quilômetros e sob imensa pressão.
Para obter os resultados, os cientistas realizaram estudos avançados com diamantes ultra-raros que foram extraídos da mina Karowe, em Botswana (África). “Neste estudo, demonstramos que a zona de transição não é uma esponja seca, mas, contém quantidades consideráveis de água. Isso também nos aproxima da ideia de Júlio Verne (escritor francês autor de clássicos da ficção como 'Viagem ao Centro da Terra' e 'Vinte mil léguas submarinas') de que haveria um oceano dentro da Terra. A diferença é que não há um oceano lá embaixo, mas, sim, rochas hidratadas”, explicou Frank Brenker, um dos envolvidos nos estudos.
(*Estagiária Maiza Santos, sob supervisão da editora de OLiberal.com, Ádna Figueira)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA