Estrutura parecida com estrada é encontrada no fundo do oceano; vídeo

A estrutura foi encontrada por cientistas da tripulação do Navio de Exploração Nautilus e logo foi associada ao mito cidade de Atlântida

Paula Figueiredo
fonte

Membros a bordo da tripulação do Navio de Exploração Nautilus, que carrega vários cientistas para compartilhar explorações no fundo do mar no Youtube, descobriu uma estrutura de tijolos amarelos, similar a uma estrada, no fundo do solo do Oceano Pacífico. A descoberta foi feita quando a equipe mergulhava no Lili'uokalani Ridge, dentro do Monumento Nacional Marinho Papahānaumokuakea.

VEJA MAIS

image Açúcar achado no fundo do oceano equivale a 32 bilhões de latas de Coca-cola; entenda
O açúcar é produzido durante a fotossíntese das ervas marinhas e liberado direto no solo

Aquecimento do Oceano Atlântico ocasionou chuvas incomuns no mês de setembro
Paraenses também enfrentam clima desigual nas regiões do Estado

Segundo os cientistas, a "estrada de tijolos" nada mais é do que uma rocha hialoclastita, que é formada em erupções vulcânicas de alta energia, onde muitos fragmentos acabam se depositando no fundo do mar.  Já suas "fraturas" podem estar relacionadas ao estresse de aquecimento e resfriamento de várias erupções nessa margem. Confira o vídeo da descoberta:

O mito de Atlântida

image Ilustração da suposta cidade de Atlântida. (Foto: Reprodução)

Apesar de ser apenas uma geologia vulcânica ativa, a nova descoberta passou a ser associada com a cidade mítica de Atlântida, uma lendária ilha descrita pela primeira vez pelo filósofo e matemático Platão, na sua obra Crítias e Timeu, datada em 360 a.c. Conforme o teórico, a civilização dos atlantes, descendentes de Atlas, filho de Poseidon, estava localizada perto das portas de Hércules, que erguiam-se no local onde hoje está o Estreito de Gibraltar, fechando por completo o Mar Mediterrânico. Atlântida teria sido extinta após afundar completamente no oceano. 

(Estagiária Paula Figueiredo, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO