Califórnia pede interrupção de vacina após casos anormais de reação

Estado norte-americano aplica o imunizante da Moderna

Redação Integrada com informações de Época

Um lote da vacina da Moderna aplicado em um centro da Califórnia (EUA) provocou reação adversa em uma quantidade de pessoas "maior que o usual". Por isso, o Departamento de Saúde Pública recomendou a interrupção temporária da distribuição do imunizante da Moderna (que não está sendo usado no Brasil).

Após o alerta, autoridades de saúde dos Estados Unidos investigam os casos ocorridos em uma clínica de San Diego. Segundo especialista consultado por Época, vários fatores podem influenciar, desde a conservação até a técnica de aplicação. Isso porque a mesma quantidade de reação não está sendo observada em outros pontos do país que aplica o mesmo lote da vacina.

Mais de 330 mil doses do lote foram distribuídas para 287 pontos de vacinação na Califórnia. Segundo a Moderna, 37 estados diferentes receberam cargas do mesmo lote, num total de 1,2 milhão de doses, mas não há registros de efeitos adversos em outras localidades.

A epidemiologista-chefe do estado, Erica Pan, afirmou que fez a recomendação "por extrema cautela", diante de possíveis indícios de reações alérgicas severas - quando um paciente precisa ir ao hospital ou ser tratado com epinefrina, conforme o Centro de Controle e Prevenção de Doenças.

"Um número maior do que o normal de possíveis reações alérgicas foi relatado com um lote específico da vacina Moderna administrada em uma clínica de vacinação da comunidade. Menos de 10 indivíduos necessitaram de atenção médica durante o período de 24 horas", diz a nota assinada por Pan.

Sem pânico

Para o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, casos como o da Califórnia fazem parte do processo e não há motivo para pânico. Para ele, a tendência é de que seja algo pontual e localizado, sendo improvável haver problema no lote.

"Quando você tem problemas localizados, numa instituição só, você tem que investigar. Só vai ter certeza de que não é nada relacionado à vacina com investigação adequada. Precisa apurar se houve erro de técnica de aplicação, se houve erro de armazenamento, condições de temperatura, de transporte, se diluiu certo. É um dado muito pontual. O lote não é destinado a uma instituição só, mas para muitos polos de aplicação. Cada evento adverso precisa ser investigado dessa maneira", disse.

Mundo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO