MENU

BUSCA

Cadela brasileira já localizou quatro pontos com vítimas em escombros após terremoto na Turquia

O animal chegou ao país no dia 10 deste mês, acompanhado de seis bombeiros, para ajudar nas buscas

Juliana Maia

Enviada para ajudar nas buscas nos escombros após o terremoto da Turquia, a cadela Case, do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, localizou, até o momento, quatro pontos com vítimas entre os destroços, na cidade de Kahramanmaras. Case chegou acompanhada de seis militares capixabas no sábado, dia 10.

VEJA MAIS

Morre cachorro de resgate mexicano enviado à Turquia após terremoto
O animal foi esmagado por escombros do terremoto

Mais de 35 mil mortes foram confirmadas após terremoto na Turquia e Síria; buscas estão perto do fim
De acordo com a ONU, o foco deve ser garantir abrigo e condições básicas aos sobreviventes e desabrigados

Bebê de dois meses é resgatado 5 dias após terremoto na Turquia
Tragédia que também afetou a Síria já conta com 33.181 mortos

Nos pontos de buscas, os militares enviados vasculham entre os escombros, à procura de vítimas e possíveis sobreviventes, tendo como auxílio equipamentos de rastreio, Case e outros cães treinados para a missão de resgate.

Desde domingo (12), a cadela e os bombeiros, junto à AKUT (Ong de Busca e Resgate em desastres da Turquia), buscam sobreviventes entre escombros de um prédio de nove andares, que desabou por conta do terremoto.


Segundo a Sesp-ES (Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social), a equipe destinada à missão humanitária possui treinamento especializado em realizar resgates em locais de difícil acesso, ocorrências complexas, desmoronamentos e desabamentos. 

O Corpo de Bombeiros do Espírito Santo atuou em desastres no Brasil, como o de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais. No caso de Case, ela possui certificado de sobreviventes de deslizamentos desde 2016 e ajudou a localizar a última vítima da tragédia causada pela chuva intensa em Recife, em 2022, que deixou 128 mortos.


(*Juliana Maia, estagiária sob supervisão do editor web de OLiberal.com, Felipe Saraiva)

Mundo